Unidade Curricular:Código:
Farmacologia e Terapêutica841FTER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Aquisição de conhecimentos de farmacologia geral, nomeadamente as caraterísticas farmacocinéticas dos fármacos, as vias de administração, os mecanismos de ação, os efeitos adversos, as interações medicamentosas mais relevantes e as indicações clínicas. Adaptação destes conhecimentos à prática clínica, incidindo sobre os medicamentos prescritos e manuseados pelos médicos dentistas.
Conteúdos Programáticos:
Noções gerais de Farmacologia
Fármacos utilizados no controlo da dor.
Fármacos com ação no sistema nervoso central
Fármacos com ação na coagulação
Antibióticos em medicina dentária
Prescrição de medicamentos a grupos especiais
Medicamentos usados em situações especiais
Medicamentos que interferem na consulta de medicina dentária
Análise e discussão de casos clínicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa teórico visa a transmissão de conhecimentos gerais e específicos dos medicamentos mais utilizados na clínica dentária, nomeadamente o seu mecanismo de ação, os seus efeitos terapêuticos e adversos, as suas interações medicamentosas e limitações à sua utilização nos procedimentos dentários. O programa teórico-prático da unidade curricular procura fornecer uma sólida formação sobre os princípios fundamentais referentes à utilização destes medicamentos na prática clínica. Assim os alunos têm a possibilidade de desenvolver competências que lhes permitem obter melhores resultados, diminuindo os riscos e aumentando a eficácia do tratamento dos doentes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Na componente teórica da Unidade Curricular de Farmacologia e Terapêutica, recorrendo a imagens e outros materiais de estudo, os fundamentos básicos da farmacologia geral são expostos em sala de aula. Recorrendo às mesmas metodologias, os principais fármacos usados em medicina dentária, assim como os fármacos que interferem nos tratamentos dentários, serão aqui analisados e discutidos. A avaliação da componente teórica da unidade será efetuada através da realização de duas frequências (com um coeficiente de ponderação de 50% cada). Na componente teórico-prática os conceitos estudados na componente teórica serão depois desenvolvidos e aplicados por recurso a uma série casos clínicos e discussão de artigos científicos. A aprovação à componente teórico-prática compreenderá a execução de duas provas escritas de índole prática (ponderação de 50% cada prova). A classificação final da unidade curricular será 80% nota da componente teórica e 20% da nota teórico-prática.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido os conhecimentos sobre os fármacos de forma a os poder utilizar para o tratamento das diversas situações clínicas, de uma forma segura e eficaz. Neste sentido, a unidade curricular de Farmacologia e Terapêutica encontra-se dividida em duas componentes essenciais. Na componente teórica são ministrados os conceitos inerentes à farmacologia geral e especial. Na componente teórico-prática, o estudante vai ser chamado a discutir e criticar os artigos científicos e os casos práticos.
Bibliografia:
[1] Rang and Dale's pharmacology, J Ritter, R Flower, G Henderson, Y Loke, D MacEwan e H Rang. (Eds), 9th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2019. ISBN: 9780702074486.
[2] Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura e P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. ISBN: 9789720017949.
[3] Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, L Brunton, B Knollmann e R Hilal-Dandan (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2018. ISBN: 9781259584732.
[4] Terapêutica Medicamentosa em Odontologia; Eduardo Dias de Andrade; 3ª Edição; Artes Médicas Lda; 2014. ISBN: 9788536702131
[5] Wannmacher e Ferreira; Farmacologia Clínica para Dentistas; 3ª edição; Guanabara Koogan; 2007. ISBN-13: 978-8527713269.