Unidade Curricular:Código:
Farmacologia e Terapêutica841FTER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Aquisição de conhecimentos de farmacologia geral, nomeadamente as caraterísticas farmacocinéticas dos fármacos, as vias de administração, os mecanismos de ação, os efeitos adversos, as interações medicamentosas mais relevantes e as indicações clínicas. Adaptação destes conhecimentos à prática clínica, incidindo sobre os medicamentos prescritos e manuseados pelos médicos dentistas.
Conteúdos Programáticos:
Noções gerais de Farmacologia
Fármacos utilizados no controlo da dor.
Fármacos com ação no sistema nervoso central
Fármacos com ação na coagulação
Antibióticos em medicina dentária
Prescrição de medicamentos a grupos especiais
Medicamentos usados em situações especiais
Medicamentos que interferem na consulta de medicina dentária
Análise e discussão de casos clínicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa teórico visa a transmissão de conhecimentos gerais e específicos dos medicamentos mais utilizados na clínica dentária, nomeadamente o seu mecanismo de ação, os seus efeitos terapêuticos e adversos, as suas interações medicamentosas e limitações à sua utilização nos procedimentos dentários. O programa teórico-prático da unidade curricular procura fornecer uma sólida formação sobre os princípios fundamentais referentes à utilização destes medicamentos na prática clínica. Assim os alunos têm a possibilidade de desenvolver competências que lhes permitem obter melhores resultados, diminuindo os riscos e aumentando a eficácia do tratamento dos doentes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
contínua
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido os conhecimentos sobre os fármacos de forma a os poder utilizar para o tratamento das diversas situações clínicas, de uma forma segura e eficaz. Neste sentido, a unidade curricular de Farmacologia e Terapêutica encontra-se dividida em duas componentes essenciais. Na componente teórica são ministrados os conceitos inerentes à farmacologia geral e especial. Na componente teórico-prática, o estudante vai ser chamado a discutir e criticar os artigos científicos e os casos práticos.
Bibliografia:
[1] Farmacologia. H. P. Rang, M. M. Dale, G. Henderson, R. J. Flower, J. M. Ritter, 7ª edição. Elsevier Editora, 2012 (versão Inglesa: H. P. Rang, J. M. Ritter, R. J. Flower, G. Henderson, 8th Edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2015)
[2] Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas Manual de Farmacologia e Farmacoterapia, Serafim Guimarães, Daniel Moura, Patrício Soares da Silva, 6ª edição, Porto Editora, 2006.
Docente (* Responsável):
Adriana Pimenta (apimenta@ufp.edu.pt)
Rosa Begonha (rosabeg@ufp.edu.pt)