Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiatria e Oclusão Dentária | 842FODT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
As principais competências a atingir com a disciplina são: - Reconhecimento dos diferentes tipos de dores orofaciais, tendo especial atenção às características clínicas associadas às dores orofaciais crónicas - Reconhecimento dos sinais e sintomas característicos das diferentes Disfunções temporomandibulares (DTMs), diagnósticos diferenciais e técnicas a utilizar no seu tratamento; - Reconhecimento de distúrbios do sono com impacto no sistema estomatognático, em especial o bruxismo do sono; - Utilização laboratorial e clínica de um articulador semi-ajustável e obtenção de esquema oclusal terapêutico. - Realização de uma avaliação clínica (história, exame clínico e exames auxiliares de diagnóstico) com vista ao diagnóstico clínico de DTMs; - Implementação dos protocolos terapêuticos nas DTMs mais frequentes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Teóricas Mecanismos de dor orofacial Diferentes tipos de dor orofacial e diagnóstico diferencial Etiologia e epidemiologia geral das DTMs DTMs articulares- características clínicas e fisiopatologia DTMs musculares- características clínicas e fisiopatologia Outras DTMs: hipomobilidade crónica mandibular e disfunções de crescimento Distúrbios do sono: bruxismo e apneia do sono Exames auxiliares de diagnóstico nas DTMs Tratamento das DTMs- diferentes técnicas terapêuticas utilizadas e suas indicações Práticas-laboratoriais Montagem de modelos em articulador semi-ajustável (PIM e RC) e técnicas de individualização deste Estudo oclusal no articulador Técnica de desgaste selectivos no articulador História e exame clínico em oclusão Exames auxiliares de diagnóstico Diagnóstico de DTMs Protocolos terapêuticos nas DTMs | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas serão leccionadas com vista aos alunos terem a noção dos mecanismos neurofisiológicos subjacentes às diferentes dores orofaciais, com especial relevo para as dores orofaciais crónicas. Obtenção de conhecimentos no âmbito da etiologia e fisiopatologia das DTMs, bem como, do diagnóstico (clínico e meios auxiliares de diagnóstico) e das diferentes modalidades terapêuticas utilizadas. Diagnóstico dos distúrbios do sono com repercussões na cavidade oral. As aulas práticas laboratoriais serão ministradas de modo a que a preparação para a componente clínica seja máxima, permitindo aos alunos utilizarem técnicas essenciais à elaboração de diagnósticos e de planos de tratamento, no âmbito da reabilitação oclusal e tratamento das DTMs. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino teórico (T) complementado por prática laboratorial (PL) Este ensino será apoiado por ensino tutorial (OT) de acompanhamento aos conhecimentos adquiridos em ambas as componentes e por outras actividades (O) entre elas de investigação. Nesta unidade curricular a avaliação teórica e PL1 de suporte à PL tem uma ponderação de 80% na nota final é avaliada em avaliação contínua por um teste teórico cuja nota tem de ser igual ou superior a 9,5 valores para que se obtenha aprovação à componente T e PL1. A avaliação prática laboratorial de 20% da nota final e é avaliada por um sistema de avaliação continua e cuja classificação mínima de aprovação nesta é de 9,5 valores. Sistema de créditos- Unidade Curricular com 5 créditos: Teórica e PL1- 3 ECTS Prática Laboratorial- 2 ECTS | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas com carácter expositivo e complementadas por bibliografia adequada, têm como objectivos que o aluno adquira os conhecimentos básicos para o diagnóstico dos diferentes tipos de dor orofacial. Compreenda a etiologia, reconheça os sinais e sintomas característicos das diferentes DTMs e saiba as indicações para os diferentes exames auxiliares de diagnóstico e abordagens terapêuticas das DTMs. As aulas práticas laboratoriais com carácter demonstrativo, seguida pela realização pré-clínica dos diferentes trabalhos pelos alunos, têm como objectivo que o aluno seja capaz de realizar uma montagem e programação de um articulador semi-ajustável, analisar os parâmetros oclusais em modelos e realizar técnica de desgastes selectivos. Pretendem que o aluno em ambiente pré-clínico seja capaz de realizar uma história e exame clínicos para diagnóstico de DTMs, domine os principais meios auxiliares de diagnóstico e aplique os protocolos terapêuticos para as DTMs mais frequentes. | |||
Bibliografia: | |||
Okeson JP. Management of temporomandibular disorders and occlusion. 8th Edition, Mosby-Elsevier, 2020. Okeson JP. Bell’s orofacial Pains-The Clinical Management of Orofacial Pain. 7th Ed, Quintessence Books, 2014. Dawson PE. Funcional Occlusion- From TMJ to Smile Design, Mosby-Elsevier, 2007. |