Unidade Curricular:Código:
Fisiologia Geral842FGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Fisiologia Humana estuda a função desempenhada no organismo humano pelos diferentes órgãos, aparelhos e sistemas que formam no seu conjunto o organismo e a forma como estes interagem na manutenção da homeostasia corporal. É objectivo da Fisiologia Humana transmitir aos estudantes uma terminologia, linguagem e conceitos novos, de modo a que eles adquiram uma base de conhecimentos que possam utilizar nos vários campos fisiológicos e aplicar posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.
Conteúdos Programáticos:
1. Sistema Nervoso.
2. Sistema Cardiovascular.
3. Sistema Respiratório.
4. Sistema Digestivo.
5. Sistema Urinário.
6. Sistema Reprodutor.
7. Sistema Endócrino.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos anatómicos e funcionais da fisiologia humana: órgão e sistemas. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas de cada sistema, e como é que este se comporta para manter a homeostasia orgânica. Será capaz também, de compreender a variedade de respostas fisiológicas a agressões diárias e algumas fisiopatologias associadas. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas básicas de regulação fisiológica e avaliação da integridade dos sistemas apontando as variadas alterações.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O período letivo compreenderá aulas teóricas e práticas laboratoriais. Para estas aulas recorrer-se-á à utilização de material didático, incluindo material de ensino assistido por computador (programas de simulação), textos de apoio desenvolvidos pelos docentes e outras ferramentas disponibilizadas através da plataforma de e-learning.
A aprovação à componente teórica será certificada através da realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 75% da nota final da unidade curricular). A aprovação à componente prática laboratorial será certificada pela realização de 2 testes escritos a realizar durante as aulas práticas (classificação média, 10/20 valores, ponderação de 25% na nota final da unidade curricular).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. O aluno e a docente irão discutir a informação contida no livro de texto adoptado, e os conceitos transmitidos; serão colocadas questões curtas e feita a avaliação do progresso dos alunos com o recurso a testes. Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.
Bibliografia:
1. Berne RM, Levy MN, Koeppen BM, Stanton BA. (2003) Physiology. 5th Edition. Mosby, Inc
2. Fox SI (2016) Human Physiology. 14th Ed. New York: McGraw-Hill.
3. Ganong WF (2010) Review of Medical Physiology. 23th Ed. New York: Appleton and Lange.
4. Guyton AC; Hall JE (2011) Textbook of Medical Physiology. 12th Ed. London: Elsevier.
5. Stabler T, Peterson G, Smith L, Gibson MC, Zanetti N, Lokuta A (2018) PhysioEx 9.1 for Human Physiology: Laboratory Simulations in Physiology. Pearson Benjamin Cummings.
Docente (* Responsável):
Rita Castro (ritac@ufp.edu.pt)