Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiologia Geral | 841FGER | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular de Fisiologia Geral estuda a função desempenhada no organismo humano pelos diferentes órgãos, aparelhos e sistemas que formam no seu conjunto o organismo e a forma como estes interagem na manutenção da homeostasia corporal. É objectivo da Fisiologia Humana transmitir aos estudantes uma terminologia, linguagem e conceitos novos, de modo a que eles adquiram uma base de conhecimentos que possam utilizar nos vários campos fisiológicos e aplicar posteriormente em unidades curriculares posteriores do curso e na futura vivência clínica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Sistema Nervoso. 2. Sistema Cardiovascular. 3. Sistema Respiratório. 4. Sistema Digestivo. 5. Sistema Urinário. 6. Sistema Reprodutor. 7. Sistema Endócrino. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos anatómicos e funcionais da fisiologia humana: órgão e sistemas. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas de cada sistema, e como é que este se comporta para manter a homeostasia orgânica. Será capaz também, de compreender a variedade de respostas fisiológicas a agressões diárias e algumas fisiopatologias associadas. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas básicas de regulação fisiológica e avaliação da integridade dos sistemas apontando as variadas alterações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O período letivo compreenderá aulas teóricas e práticas laboratoriais. Para estas aulas recorrer-se-á à utilização de material didático, incluindo material de ensino assistido por computador (programas de simulação), textos de apoio desenvolvidos pelos docentes e outras ferramentas disponibilizadas através da plataforma de e-learning. A aprovação à componente teórica será certificada através da realização de dois testes escritos, cuja classificação média terá que ser de 10 valores, no mínimo e terá uma ponderação de 80% da nota final da unidade curricular. A aprovação à componente prática laboratorial será certificada pela realização de 2 testes escritos a realizar durante as aulas práticas. A classificação mínima para a sua aprovação será de 10 valores e terá uma ponderação de 20% na nota final da unidade curricular. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. O aluno e a docente irão discutir a informação contida no livro de texto adoptado, e os conceitos transmitidos; serão colocadas questões curtas e feita a avaliação do progresso dos alunos com o recurso a testes. Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial. | |||
Bibliografia: | |||
1. Barret KE, Boitano S, Barman SM, Brooks HL (2012) Ganong`s Review of Medical Physiology. 24th Ed. McGraw-Hill Lange. 2. Fox SI (2018) Human Physiology. 15th Ed. New York: McGraw-Hill. 3. Guyton AC; Hall JE (2011) Textbook of Medical Physiology. 12th Ed. London: Elsevier. 4. Stanton BA e Koeppen BM (2017) Berne and Levy Physiology 7th Ed Elsevier 5. Zao P, Stabler T, ,Smith L, Lokuta A, Griff E (2013) PhysioEx 9.1 for Human Physiology: Laboratory Simulations in Physiology. Pearson Benjamin Cummings. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Henrique Silva (henriquesilva@ufp.edu.pt) Rita Castro (ritac@ufp.edu.pt) |