Unidade Curricular: | Código: | ||
Especialidades Médicas I | 842EMD1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende dar-se aos alunos as ferramentas que os irão ajudar na aquisição dos diagnósticos que se virão a realizar com o decurso da sua aprendizagem e da aplicação prática. A ginástica mental para atingirem os ditos diagnósticos começa com a mobilidade do conhecimento que a disciplina de Especialidades Médicas lhes irá fornecer e, será com estas bases que se iniciarão à semiologia e à propedeutica terapeuticas médicas e cirúrgicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Entrevista clínica Patologia do aparelho respiratório Patologia do aparelho digestivo Patologia do aparelho genito-urinário Patologia do Sistema hemolinfopoiético Patologia do Sistema endócrino Patologia do Sistema Nervoso Geronotologia Pediatria | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A aula teórica-prática tem a duração de 2 horas por semana; juntamente com a Orientação Tutorial (7,5h)+ Outras (7,5h) irá permitir o estudo de diversas patologias, nomeadamente do aparelho respiratório, do aparelho digestivo, do aparelho genito-urinário, do Sistema hemolinfopoiético, do Sistema endócrino, do Sistema Nervoso e do Sistema Articular. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Nas sessões TP, os alunos debaterão com o docente a abrangência de cada sintomatologia e dos sinais correspondentes a cada aparelho e sistema, distribuindo-se entre si em grupos os alunos e colhendo as histórias de cada um dos membros do grupo, com elucidação de todas as eventuais sinais e sintomas. Farão um interrogatório exaustivo e apresentarão uma história bem articulada e bem estruturada . No fim do mesmo haverá um momento de avaliação escrito sobre a matéria até aí debatida, sendo o teste sobre a matéria debatida no semestre. Avaliaçao : avaliaçao continuada mas uma prova teórica. Realizara-se uma segunda prova escrita para alunos que nao tenham alcançado os 10 valores na primeira prova. A nota final da disciplina é a da avaliaçao escrita e o valor correspondente ao apartado assiduidade-participaçao. em cada uma delas terá o aluno que atingir a avaliação mínima de dez valores. A nota final corresponderá na avaliação teórica. A disciplina proporciona 4 ECTS. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade, a componente teórica (TP; 30h) pretende ensinar a abordagem do doente na sua globalidade; assim sendo, pretende-se fornecer aos alunos as bases para uma correcta avaliação dos doentes, podendo assim prever as possibilidades de êxito do tratamento a ser instituído e prevenir a interferência de doenças pré-existentes com o tratamento a efectuar; irão predominar os métodos demonstrativo e participativo, bem como o treino de avaliação de exemplos de casos clínicos. Na componente de Orientação Tutorial (OT: 7,5 h) serão desenvolvidas actividades que visam o uso e pesquisa de bibliografia científica. As restantes 7,5 horas (O) consistem em sessões que visam proporcionar aos alunos a identificação e uso correto de recursos didáticos com aplicabilidade prática nesta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Carneiro AV. Técnicas Médicas Essenciais. Lidel 1999 [2] Carneiro AH, Nunes F, Lopes G, Santos LA, Campello G. Manual de Suporte Básico de Vida. Edição do Conselho Português de Ressuscitação, 2004. [3] Harrison. Medicina Interna – McGrawHill. [4] CLINE,B. ( ). Emergências Médicas- Compêndio. McGraw Hill, Lisboa. [5] SCHWARTZ (1989). Princípios de Cirurgia .Mc Graw Hill, Lisboa, 7ª edição. Grupo Editorial, New Jersey [6] GRABB, W.C. ( ). Plastic Surgery. Salvat editores [7] MASSON (1998). Dicionário Médico. Salvat editores [8] Fisiopatologia , Fundamentos e Aplicações – Anabela Mota Pinto ; Lidel |