Unidade Curricular:Código:
Embriologia, Histologia e Citologia842EHCT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta unidade curricular:
1) transmitir a importância do estudo da embriologia, histologia e citologia na formação do médico dentista;
2) compreender a morfologia numa perspectiva funcional;
3) proporcionar as bases para a interpretação crítica da histopatologia e citopatologia.
Conteúdos Programáticos:
Bases da embriologia humana: folhetos germinativos, desenvolvimento e diferenciação, seus derivados; fases e processos do desenvolvimento embrionário geral: 1ª, 2ª 3ª e 4ª semanas.
Tecidos básicos: tecido epitelial, tecidos conjuntivos (tecidos conjuntivos propriamente ditos, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo, tecido sanguíneo), tecido muscular e tecido nervoso. Sistema cardiovascular: características gerais e organização. Sistema respiratório: características gerais e organização histológica (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos). Sistema imune: organização histológica (timo, gânglios linfáticos, baço, amígdalas). Pele e anexos: estrutura e funções. Mucosa Oral: organização histológica; variações estruturais (revestimento, mastigatória, especializada), estrutura e função. Glândulas salivares; glândulas salivares maiores. Sistema digestivo: organização geral do tubo digestivo. Histofisiologia do esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Em cada um dos temas do programa curricular, serão apresentados e discutidos conhecimentos básicos, importantes para a sua formação académica, dando particular ênfase à estreita relação entre as alterações morfológicas e as alterações funcionais, quer a nível celular quer a nível tecidular. Estes aspectos são fundamentais para a sua ação, enquanto médico dentista, facultando-lhe o espírito crítico necessário para poder aplicar correctamente os conhecimentos adquiridos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC tem 5 créditos ECTS sendo as horas de contacto distribuídas por componente teórica (CT, 32 horas), prática laboratorial (PL, 32 horas), Orientação tutorial (OT, 7.5 horas) e outras (O, 7.5 horas).
A CT consiste em aulas expositivas, descritivas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A avaliação é contínua, será realizada numa avaliações escrita teórica (65%) e mini-testes no final da aula (35%).
A PL consta de sessões de observação e interpretação de laminas histológicas. A avaliação é contínua e integra 2 avaliações práticas (85%) e representações histológicas regulares realizada na aula (15%).
O aluno fica aprovado a cada componente quando a classificação final é igual ou superior a 10 (dez) valores. A classificação final da UC resulta da ponderação de 75% CT e 25% PL.
Nas sessões OT/O o aluno é orientado no seu estudo. É incentivada a correta utilização da bibliografia recomendada e promovido o desenvolvimento de métodos de pesquisa científica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na CT serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes, passando pela discussão baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático. Será orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A PL é estruturada em articulação com a CT e consiste numa aula semanal. Atendendo às características próprias da unidade curricular, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo (recorrendo à consulta de livros de texto e atlas de embriologia e histologia disponíveis na Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto-aprendizagem. As sessões de OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da Unidade curricular. Serão realizadas reuniões periódicas entre os docentes da Unidade Curricular de forma a promover a constante articulação da equipa. As metodologias de ensino empregues, incluem desde o estudo de manuais teóricos à transmissão de experiências pessoais e profissionais, passando pela discussão de conhecimentos em aula, baseada em “questões problema”. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático.
Bibliografia:
• Gartner, LP. Color Atlas and Text of Histology. 7th edition, Lippincott Williams and Wilkins, 2017.
• Kierszenbaum, A. & Tres L. Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology. 5th edition, Saunders, 2019.
• Pawlina, W. & Ross MH. Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology. Wolters Kluwer Health; 8th, International edition, 2019.
• Mescher, A. Junqueira’s Basic Histology: Text and Atlas. 15th ed, McGraw-Hill Medical, 2018.
• Sadler TW. Langman’s Medical Embryology. 14th ed. Lippincott Williams & Wilkins, 2018.