Unidade Curricular: | Código: | ||
Economia e Gestão de Serviços de Saúde | 300EGSS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Adquirir pensamento e raciocínio económico na profissão de médico dentista; contextualizar a profissão de médico dentista no âmbito do sistema de saúde português e dos serviços que o integram, compreender os respetivos modelos e ferramentas de gestão. Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde, compreender os modelos alternativos e as reforma dos sistemas de saúde e de analisar criticamente a gestão das organizações de saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I - Economia da Saúde 1. Economia e Saúde 2. Princípios económicos aplicáveis à saúde 3. O bem económico saúde 4. Saúde e mercado II - Organização da Saúde 1. Sistemas de saúde; 2. O sistema de saúde português III – Administração e gestão de serviços de saúde 1. Métodos de gestão 2. Técnicas de gestão 3. Procura, Oferta e Equilíbrio de mercado 4. O modelo gestionário e as suas implicações para as políticas e sistemas de saúde 5. Modelos de análise estratégica e Estratégia Organizacional em Organizações de Saúde | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
I -Os alunos adquirem pensamento e raciocínio económico pela compreensão dos princípios económicos, pelo conhecimento da especificidade do bem económico saúde e das caraterísticas do mercado da saúde. II - O aluno deve conhecer a organização sistémica da saúde, a história e caraterização do sistema de saúde português. III – São fornecidas ao alunos conhecimentos e informação sobre os principais métodos e técnicas de administração e gestão. IV - Perceber a utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde V - Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde. VI - Compreender os modelos alternativos de sistemas de saúde e reformas de saúde. VII - Analisar criticamente a gestão das organizações de saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos. A avaliação é contínua com a realização de 2 testes. O 1º teste incide na avaliação dos conteúdos programáticos I e II (com um peso de 50%) e o 2º teste é relativo à avaliação do conteúdo programático III. (com um peso de 50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza essencialmente teórica da matéria privilegia-se a exposição teórica com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados. | |||
Bibliografia: | |||
Aguiar Coelho, J. (2017-18). Notas para o estudo da disciplina de Economia e Gestão de Serviços de Saúde Barros, P. P. (2013). Economia da Saúde. Conceitos e Comportamentos. Coimbra. Almedina. Campos, A.C. & Simões, J. (2011). O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra. Almedina. Simões, J. (Coord.) (2010). 30 anos do Serviço Nacional de Saúde. Um percurso comentado. Coimbra. Almedina. Simões, J. (2014). O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra. Almedina. Cordeiro, Silvério. (2010). Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. A. (2011). Economia. 19ª Edição. Mcgraw Hill/Bookman. |