Unidade Curricular:Código:
Economia e Gestão de Serviços de Saúde247EGSS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês26
Objectivos de Aprendizagem:
Adquirir pensamento e raciocínio económico na profissão de médico dentista; contextualizar a profissão de médico dentista no âmbito do sistema de saúde português e dos serviços que o integram, compreender os respetivos modelos e ferramentas de gestão.
Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde, compreender os modelos alternativos e as reforma dos sistemas de saúde e de analisar criticamente a gestão das organizações de saúde.
Conteúdos Programáticos:
I - Economia da Saúde
1. Economia e Saúde
2. Princípios económicos aplicáveis à saúde
3. O bem económico saúde
4. Saúde e mercado
II - Organização da Saúde
1. Sistemas de saúde;
2. O sistema de saúde português
III – Administração e gestão de serviços de saúde
1. Métodos de gestão
2. Técnicas de gestão
3. Procura, Oferta e Equilíbrio de mercado
4. O modelo gestionário e as suas implicações para as políticas e sistemas de saúde
5. Modelos de análise estratégica e Estratégia Organizacional em Organizações de Saúde
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I -Os alunos adquirem pensamento e raciocínio económico pela compreensão dos princípios económicos, pelo conhecimento da especificidade do bem económico saúde e das caraterísticas do mercado da saúde.
II - O aluno deve conhecer a organização sistémica da saúde, a história e caraterização do sistema de saúde português.
III – São fornecidas ao alunos conhecimentos e informação sobre os principais métodos e técnicas de administração e gestão.
IV - Perceber a utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde
V - Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde.
VI - Compreender os modelos alternativos de sistemas de saúde e reformas de saúde.
VII - Analisar criticamente a gestão das organizações de saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos.
A avaliação é contínua com a realização de 2 testes. O 1º teste incide na avaliação dos conteúdos programáticos I e II (com um peso de 50%) e o 2º teste é relativo à avaliação do conteúdo programático III. (com um peso de 50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente teórica da matéria privilegia-se a exposição teórica com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados.
Bibliografia:
Aguiar Coelho, J. (2017-18). Notas para o estudo da disciplina de Economia e Gestão de Serviços de Saúde
Barros, P. P. (2013). Economia da Saúde. Conceitos e Comportamentos. Coimbra. Almedina.
Campos, A.C. & Simões, J. (2011). O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra. Almedina.
Simões, J. (Coord.) (2010). 30 anos do Serviço Nacional de Saúde. Um percurso comentado. Coimbra. Almedina.
Simões, J. (2014). O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra. Almedina.
Cordeiro, Silvério. (2010). Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas.
Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. A. (2011). Economia. 19ª Edição. Mcgraw Hill/Bookman.
Docente (* Responsável):
Silvério Cordeiro (scordeiro@ufp.edu.pt)