Unidade Curricular:Código:
Diagnóstico e Planeamento247DIPL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
O ensino da disciplina de diagnóstico e planeamento visa sobretudo o atendimento e a selecção de pacientes na consulta de triagem a fim de possibilitar aos alunos a elaboração do diagnóstico, plano de tratamento e acompanhamento de cada paciente nos tratamentos a efectuar. A disciplina visa ainda o conhecimento, prática de métodos e técnicas alternativas de tratamento integrando nas diferentes áreas da Medicina Dentária.
Conteúdos Programáticos:
Considerações gerais sobre os objectivos do diagnóstico e planeamento. Princípios fundamentais na recolha das informações clínicas. Noções sobre a elaboração do diagnóstico. Considerações acerca de como tomar decisões sobre o tratamento. Organização do plano de tratamento. Apresentação de exemplos de casos clínicos de diagnóstico e planeamento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
No âmbito do curso de Medicina Dentária, o ensino da disciplina de diagnóstico e planeamento I visa sobretudo a aquisição de conhecimentos para que os alunos possam elaborar o diagnóstico e o respetivo plano de tratamento dos pacientes. A disciplina visa ainda o conhecimento, prática de métodos e técnicas alternativas de tratamento integrando nas diferentes áreas da Medicina Dentária, que possibilitam a reabilitação oral, total, de um paciente, na perspectiva da actual Medicina Dentária. Tem ainda como propósito, a análise de casos clínicos e a orientação na elaboração do plano de tratamento de um caso clínico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação desta unidade curricular será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor.
A avaliação final será contabilizada pela avaliação teórico-Prática.
Avaliação teórica: 30% + Avaliação prática: 70%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação da componente teórico-prática inclui a avaliação contínua, nomeadamente a assiduidade, pontualidade, participação e desempenho na discussão dos casos clínicos das aulas teóricas e a realização de uma prova teórica escrita. A prova teórica terá a duração prevista, máxima, de 60 minutos. Os alunos que na avaliação da disciplina tiverem obtido uma classificação inferior a 10 valores, poderão apresentar-se aos exames de recurso, em época para o efeito fixada no cronograma, desde que tenham cumprido as percentagens de frequência obrigatória conforme o Regulamento Pedagógico em vigor.
Bibliografia:
1. MELLOR A, SHEARER A. Treatment Planning in Primary Dental care. Oxford University Press, 1ª ed, 2003.
2. EPTEIN, OWEN, PERHIN GD, COOHSON J. Exame clínico. Elsevier, 3ª Ed, Rio de Janeiro, 2004.
3. WELBSY PD. História e exame clínico. Churchill Livingstone, Euromédica, Edições Médicas, 1998.
4. ROBLEE, R. Interdisciplinary Dentofacial Therapy. Quintessence.1994
5. STEFANAC J, NESBIT S, Treatment Planning in Dentistry, 2ª ed, 2006
6. Artigos Científicos, actuais credíveis, pesquisados pelos alunos, sob orientação dos docentes da disciplina.