Unidade Curricular:Código:
Dentística III842DEN3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Adquirir conhecimentos dos materiais terapêuticos, preventivos e restauradores diretos utilizados na reabilitação estética, biológica e funcional das estruturas dentárias. Enumerar e descrever as vantagens, desvantagens, indicações e limitações dos materiais dentários restauradores a utilizar na prática clínica. Execução em clínica de procedimentos operatórios simples e avançados de Dentística, em pacientes; Elaboração de exames clínicos e meios auxiliares de diagnóstico, mediante ferramentas próprias, como inspeção e meios imagiológicos, em dentística clínica; Determinar diagnóstico e planear as prioridades de tratamento terapêutico e profilático em dentística; Avaliar a informação recolhida do paciente e ser capaz de dar resposta clínica, com postura e meios de comunicação adequados na reabilitação dentística.
Conteúdos Programáticos:
Ficha clínica de Dentística.Protocolo e normas de atendimento de pacientes. Passos fundamentais para a elaboração de um diagnóstico em Dentística. Materiais restauradores provisórios. Materiais restauradores utilizados em Dentística e suas indicações clínicas. Matrizes e Cunhas. Técnicas de restauração com resinas compostas para dentes posteriores: técnicas incrementais e em bloco. Técnica incremental oblíqua; técnica incremental horizontal e técnica incremental modificada. Fundamentos clínicos para obtenção de pontos de contacto em restaurações com compósito de Classe II. Cáries cervicais. Sensibilidade dentária pós-operatória. Grandes restaurações com amálgama. Dentística Minimamente Invasiva. Atendimento clínico pacientes em dentística.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórica (T; Uma hora semanal): Ficha clínica de Dentística. Protocolo de dentística; Passos fundamentais para a elaboração de um diagnóstico em Dentística. Materiais restauradores provisórios. Materiais restauradores utilizados em Dentística e suas indicações clínicas. Matrizes; Cunhas. Técnicas de restauração com resinas compostas em dentes posteriores. Obtenção de pontos de contacto. Cáries cervicais. Grandes restaurações com amálgama. Sensibilidade dentária pós-operatória. Dentística Minimamente Invasiva. Prática Laboratorial (PL; Três horas semanais em ambiente clínico): Atendimento de pacientes no âmbito da dentística III, em ambiente clínico. Orientação tutorial (OT; 7.5 horas)+Outras sessões (O; 7.5 horas): Pesquisa orientada para casos clínicos; uso adequado de meios de diagnóstico auxiliares (ex. Fotografia, imagiologia) e dispositivos médicos com aplicabilidade clínica no âmbito da dentística.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação resulta da ponderação de 50% da componente teórica (T) e de 50% da componente prática laboratorial (PL) em clínica e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor. O regime de avaliação da componente (T) compreende a realização de uma prova escrita de acordo com o programa. A classificação mínima de aprovação na prova escrita será de 10 valores. A não obtenção de classificação mínima na prova escrita remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. A avaliação prática laboratorial (PL) em clínica inclui assiduidade (90%), pontualidade e postura no atendimento ao paciente, competências científicas, técnicas e relacionais, qualidade do trabalho clínico, organização e limpeza do espaço de trabalho. O regime de assistência às aulas é o adoptado no Regulamento Pedagógico em vigor. Para obter a creditação o aluno terá de garantir a obtenção de 4 ECTS previstos, cumprindo o descrito na avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teóricas (T; 16 Horas; Uma hora semanal) -destinam-se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados descritos nos conteúdos programáticos da Dentística III que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências científicas e profissionais nos alunos. Aulas práticas laboratoriais (PL; 48 Horas; Três horas semanais)- Sessões realizadas na clínica semanalmente, onde será efectuado atendimento de pacientes pelos alunos, que serão supervisionados e monitorizados pelos docentes responsáveis. Serão efectuados examinação intra-oral, diagnóstico, tratamento e reabilitação da estrutura dentária com materiais restauradores diretos, conforme os protocolos e normas de boas práticas clínicas, para desenvolvimento de competências terapêuticas e o aperfeiçoamento de técnicas operatórias em Dentística, promovendo o atendimento clínico de pacientes com postura, qualidade e segurança. Aulas OT (7.5 Horas): Sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir atingir os seguintes objectivos: usar corretamente bibliografias; desenvolver métodos de pesquisa científica para suporte de casos observados na prática clínica de dentística. Aulas O (7.5 Horas): Sessões livres, no sentido de possibilitar ao aluno usar corretamente meios de diagnóstico auxiliares (ex. Fotografia, imagiologia) e dispositivos médicos com aplicabilidade clínica no âmbito da dentística.
Bibliografia:
1) NETTO G, NARCISO, et al. Dentística Restauradora. Diagnóstico, prevenção, protecção da polpa, hiperssensibilidade dentinária, adesão. Santos Livraria Editora, 2003.
2) BARATIERI, et al. Odontologia restauradora – Fundamentos e possibilidades. Quintessence 1ª ed 2001
3) BARATIERI et al. Dentística. Procedimentos preventivos e restauradores. Quintessence 2000
4) Artigos científicos recomendáveis em função dos conteúdos programáticos e prática clínica da Dentística.
5) Schulte AG, Pitts NB, Huysmans MCDNJM, Splieth C and Buchalla W. European Core Curriculum in Cariology for undergraduate dental students. Eur J Dent Educ 15 (suppl. 1), 2011: 9-17 – Domínio II e Domínio IV.
Docente (* Responsável):
Joana Domingues (joanad@ufp.edu.pt)
Patrícia Monteiro (patmon@ufp.edu.pt)