Unidade Curricular:Código:
Dentística II841DEN2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Adquirir conhecimentos dos materiais terapêuticos, preventivos e restauradores diretos utilizados na reabilitação estética e funcional das estruturas dentárias. Tem ainda como propósito enumerar e descrever as vantagens, desvantagens, indicações e limitações dos materiais dentários restauradores a utilizar na futura prática clínica. Fundamentar propriedades, vantagens e desvantagens dos diversos materiais terapêuticos, preventivos e restauradores diretos, e as principais indicações/ requisitos clínicos dos mesmos; Realizar preparos cavitários em dentes modelo, conforme princípios gerais, bem como manusear corretamente os materiais dentários a fim de restaurar os respectivos preparos, adoptando posições ergonómicas de trabalho; Identificar instrumentos manuais e rotatórios, fundamentais para o procedimento operatório na Dentística; Pesquisar/selecionar bibliografia científica adequada no âmbito dos temas descritos no programa desta unidade curricular.
Conteúdos Programáticos:
Proteção do Complexo Dentina-Polpa. Níveis de proteção do Complexo Dentina-Polpa. Amálgama dentário. Utilização clínica de Ionómeros de Vidro, Compómeros, Sistemas adesivos e Técnicas adesivas. Resinas compostas. Etapas técnicas de restauração com resinas compostas. Fotopolimerização. Ficha clínica de Dentística. Preparação e restauração de cavidades em dentes modelo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aulas Teóricas (T; Uma hora semanal): Níveis de proteção do complexo Dentina-Polpa (forros e tratamentos provisórios); Amálgama dentário (origens, constituição, indicações clínicas); Utilização clínica dos Ionómeros de Vidro, compómeros (origens, definição, vantagens e desvantagens, propriedades, aplicações clínicas); Princípios da Adesão, sistemas e técnicas adesivas; Resinas compostas (origem, constituição, propriedades, vantagens, classificação, recomendações, requisitos, evolução); Polimerização: técnicas e dispositivos fotopolimerização; Etapas clínicas na restauração com resinas compostas. Ficha Clinica de Dentística. Orientação tutorial (OT; 7.5 horas) + Outras sessões (O; 7.5 horas): Pesquisa bibliográfica individual na temática descrita. Prática laboratorial (PL; Duas horas semanais): Realização de preparos cavitários e sua restauração com IRM, IVMR, Resina composta e amálgama.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação da dentística II resulta da ponderação de 50% da componente teórica (T) e de 50% da prática laboratorial (PL). A avaliação da componente teórica é feita por uma prova escrita; A não obtenção de classificação mínima de 10 valores na tipologia teórica remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. Componente prática laboratorial (PL) ponderação: 50% nota das duas provas práticas (realização de preparos cavitários) + 10% nota da teste escrito + 10% nota da realização de preparos cavitários + 20% nota do manuseamento e restauração com matérias dentários + 10% assiduidade, pontualidade, interesse e participação. A classificação mínima de aprovação em cada componente (T e PL) é de 10 valores. O regime de assistência às aulas é o adoptado no Regulamento Pedagógico da Universidade, em vigor. A creditação desta unidade curricular requer a obtenção de 5 ECTS no sistema de avaliação descrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teóricas (T; Uma hora, semanal) privilegiam os métodos expositivo e participativo, com vista a uma inter-relação de conteúdos das ciências médicas básicas e a intervenção profilática e terapêutica nos tecidos dentários duros. Abordam-se as várias patologias dos tecidos dentários duros, a identificação dos principais dispositivos médicos e meios de abordagem restauradora dos tecidos dentários duros dentários. Nas sessões de Orientação tutorial (OT; 7.5 horas) privilegia-se a pesquisa bibliográfica sobre a atualidade dos conteúdos expostos no programa da unidade, sobretudo quanto a ensaios in vitro e in vivo dos dispositivos médicos disponíveis na atualidade e evidências da literatura sobre os mesmos. Nas outras sessões (O; 7.5 horas) a redação individual de papers (facultativo). Nas aulas práticas (PL; Duas horas, semanal) predomina o método demonstrativo e prática laboratorial pelos alunos, quanto á elaboração de preparos cavitários, manipulação de dispositivos médicos (instrumental e materiais dentários de proteção complexo dentino-pulpar e restauradores definitivos) de restauração/reparação dentária, com materiais dentários, em dentes modelo.
Bibliografia:
1) NETTO G., NARCISO, et al. Dentística Restauradora. Diagnóstico, prevenção, protecção da polpa, hiperssensibilidade dentinária, adesão. Santos Livraria Editora, 2003.
2) MONDELLI et al. Dentística. Procedimentos pré-clínicos. Editorial Premier, 1ª ed, 2002.
3) BARATIERI et al. Odontologia restauradora – Fundamentos e possibilidades. Quintessence 1ª ed 2001
4) BARATIERI et al. Dentística. Procedimentos preventivos e restauradores. Quintessence 2000
5) Artigos científicos fornecidos aos alunos de acordo com a distribuição temática das aulas teóricas (ver distribuição dos tempos lectivos).
6) “European Core Curriculum in Cariology for undergraduate dental students”. AG Schulte, NB Pitts, MCDNJM Huysmans, C Splieth and W Buchalla. Eur J Dent Educ 15 (suppl. 1), 2011: 9-17 – dominio IV
Docente (* Responsável):
Lígia Silva (ligia@ufp.edu.pt)
Liliana Teixeira (lilianat@ufp.edu.pt)
Patrícia Monteiro (patmon@ufp.edu.pt)
Susana Coelho (scoelho@ufp.edu.pt)