Unidade Curricular: | Código: | ||
Constituição Portuguesa e União Europeia | 841CPUE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área de integração europeia; (ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos políticos contemporâneos e a participação portuguesa no processo europeu; (iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre os assuntos europeus; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre os fenómenos políticos contemporâneos e o processo de integração europeia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Enquadramento teórico e histórico da integração europeia: 1. Organizações supranacionais vs. organizações intergovernamentais; 2. Origens da União Europeia (UE); 3. Etapas de integração económica; 4. Alargamentos da UE. II. Instituições da UE: 1. Instituições de decisão: Parlamento Europeu, Conselho de Ministros e Banco Central Europeu; 2. Instituições de orientação: Comissão Europeia e Conselho Europeu; 3. Instituições de controlo: Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas; 4. Órgãos auxiliares. III. O processo de decisão na UE: 1. Distribuição de competências entre a UE e os Estados membros. 2. Princípio da subsidiariedade. 3. Competências externas. 4. Processo legislativo ordinário. 5. Participação dos parlamentos nacionais. 6. Iniciativa legislativa dos cidadãos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
I – Com a apresentação do processo de integração europeia pretende-se motivar os alunos para o conhecimento dos fenómenos políticos contemporâneos, bem como promover a leitura crítica fundamentada sobre o processo de integração europeia. II – A apresentação das instituições políticas europeias visa a compreensão do modelos institucional da União Europeia (UE), bem como promover uma leitura crítica da integração europeia, na dimensão institucional. III – A tomada de contacto com o processo de decisão da UE visa dar a conhecer as áreas de intervenção da UE e a articulação com os Estados membros e a dinâmica do processo legislativo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura, debates sobre questões atuais da integração europeia, bem como reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (teste 1 - 50%; teste 2 - 50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos; apresentação e manuseamento do manual de apoio; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação. | |||
Bibliografia: | |||
CARDOSO, Carla et al. (2017), A União Europeia: História, Instituições e Políticas, 5.ª edição, Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. CINI, Michele, and BORRAGÁN, Nieves Pérez-Solórzano (eds.) (2019), European Union Politics, 6th. edition, Oxford: Oxford University Press. JONES, Erik, MENON, Anad, and WEATHERILL, Stephen (eds.) (2014), Oxford Handbook of the European Union, Oxford: Oxford University Press. NUGENT, Neill (2017), The Government and Politics of the European Union, 8th. edition, Basingstoke: Palgrave Macmillan. WALLACE, Helen, POLLACK, Mark A., ROEDERER-RYNNING, Christina, and YOUNG, Alasdair R. (eds.) (2020), Policy-Making in the European Union, 8th. edition, Oxford: Oxford University Press. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Campina (acampina@ufp.edu.pt) Carla Pinto Rebelo (ccardoso@ufp.edu.pt) Isabel Costa Leite (icleite@ufp.edu.pt) |