Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada de Odontopediatria I841CIO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Dotar os alunos com os conhecimentos básicos de crescimento e desenvolvimento do aparelho estomatognático e a capacidade de interpretar o que é normal e anormal em cada momento, por forma a agir com atitudes preventivas, interceptivas e correctivas oportunas.
2. Proporcionar aos alunos a capacidade de diagnosticar clinicamente os grandes síndromas oclusais, bem como o conhecimento da sua etiologia, sintomatologia e princípios terapêuticos genéricos.
3. Informação e utilização de exames subsidiários no diagnóstico ortodôntico (radiografias e modelos), bem como a instituição de um correcto plano de tratamento, selecção de meios terapêuticos e prognóstico.
6 ECTS
(Ortodontia: 3 ECTS + Odontopediatria: 3 ECTS)
A média final da Unidade Curricular é efectuada por ponderação de 50% de cada uma das componentes de Ortodontia e Odontopediatria.
Conteúdos Programáticos:
Programa Teórico:
Factores Etiológicos da Má Oclusão: Classificação dos factores etiológicos. Evolução das diversas nomenclaturas em relação com a predominância da genética ou dos factores ambientais.Classificação de Salzman A-Factores Gerais: Hereditariedade, Defeitos congénitos, Factores ambientais, Hábitos de pressão anormal B- Factores Locais: Anomalias de número, Anomalias de tamanho, Anomalias de forma, Freio labial anormal, Diastemas falsos e hereditários, Extracções prematuras, Retenção prolongada, Erupção tardia, Via eruptiva anormal, Anquilose, Lesões de cárie, Reconstruções inadequadas
Programa Prático:
Diagnóstico ortodôntico integrado
1- Actividade Clínica: História e exames clínicos. Execução impressões da boca, registo oclusão e fotografias. Colocação dos aparelhos e respectivos controlos.
2- Laboratório: Passagem a gesso e corte de modelos.
3- Sala RX: Avaliação radiográfica. Traçados cefalométricos.
4- Seminários: Discussão dos casos e opções de tratamento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Matérias sequencialmente ordenadas e continuamente actualizadas para, gradativamente e numa sequência lógica, introduzir aos alunos conceitos cada vez mais elaborados, desde o diagnóstico à acção terapêutica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação Teórica (3 ECTS): A avaliação teórica pode ser de natureza contínua ou exame final do semestre. Tem a ponderação de 3 ECTS (50%) na classificação final da UC. Quem não tiver pelo menos 50% de assiduidade, ou faltar ao teste teórico, é remetido para a avaliação por exame no final de semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Avaliação Prática- 2 ECTS: a)A avaliação dos conhecimentos práticos, será efectuada com base num mínimo de 3 apreciações por aluno. b) Estas apreciações, podem consistir na execução de trabalhos previamente realizados, acompanhados ou não de um questionário relativo ao trabalho em avaliação, num questionário teórico-prático ou numa apreciação de técnica individual. c) Podem ser efectuadas avaliações de natureza prática para além das previstas, não sendo, necessariamente, antecedidas de prévio aviso. d) A aprovação prática é válida por 2 anos, em caso de insucesso na avaliação teórica, pelo que ficam os alunos dispensados da frequência das aulas práticas por este período, salvo se for esse o seu desejo para efeito de melhoria de nota, ou simplesmente de treino.
Bibliografia:
Nota: O programa não segue um conteúdo específico de nenhum livro de texto existente. Note: The program does not follow a specific program contained in any existing textbook.
Contemporary Orthodontics. William R. Proffit Ed: Mosby Year Book, Inc., St Louis, Missouri ( 2ª Ed), 1993/The Biology of Tooth Movement. Louis A. Norton e Charles G. Burstone; Ed: CRC Press, Inc., Boca Reton, Florida-U.S.A./Movimento Dentário Ortodôntico. Carlos Silva, Editora Facies, 2007/Ortodoncia – Teoria e Practica. T.M. Graber. Ed: Interamericana/Handbook of Orthodontics. Robert E. Moyers. Ed: Year Book Medical Publishers, Inc./Manual Sobre Crescimento Facial. Donald H. Enlow. Ed: Inter-Médica/Análise Geométrica – manual da técnica e método de traçado. Carlos Silva, Ed. Facies,Porto. 2005.