Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada de Adultos II300CIA2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
Os objetivos e competências desta unidade curricular são, desenvolver, motivar e aperfeiçoar os alunos na sua capacidade de resposta às necessidades básicas dos pacientes numa consulta dentária. Tendo o aluno a possibilidade de realizar uma série de atos clínicos simples, de diferentes áreas da medicina dentária, na mesma disciplina e de forma integrada, podendo estabelecer prioridades e alternativas de tratamento, assim como dar resposta rápida e eficaz às necessidades do paciente
Conteúdos Programáticos:
Apresentação e discussão pelos docentes de casos clínicos nas áreas de oclusão (DTM), medicina dentária conservadora, cirurgia oral, relação perio-estética, endodontia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Presentation and discussion by professors of clinical cases in the areas of occlusion, conservative dentistry, oral surgery and periodontics .
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica (15h), Prática Laboratorial (90h), Orientação Tutorial (7,5h) e Outra (7,5h). A Teórica permite ao aluno adquirir conhecimentos e permitir o desenvolvimento de competências para a execução em clínica de procedimentos integrados nas principais áreas da Medicina Dentária. Na Prática Laboratorial será realizado o atendimento clínico de pacientes para realização de diagnóstico, elaboração de um plano de tratamento integral e discussão com os docentes e realização dos tratamentos básicos e avançados necessários. A avaliação da componente Teórica consiste na realização de um teste escrito e vale 20 % da nota final, a avaliação da Prática Laboratorial é uma avaliação contínua baseada na realização de atos clínicos em pacientes e tem um peso de 80 % na nota final. A aprovação desta UC atribui 5 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes avaliadas. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular, através das componentes Teórica e Prática Laboratorial, os alunos adquirem a informação essencial para serem guiados na observação clínica de pacientes, efetuarem o diagnóstico clínico integrado, requerer meios complementares de diagnóstico quando conveniente e aplicar o tratamento adequado aos desvios das situações de normalidade. Serão realizados atos clínicos básicos e avançados, com supervisão do docente. A avaliação contínua permite que o aluno tenha conhecimento da progressão das suas aptidões e competências nas diversas componentes. Nas componentes Orientação Tutorial e Outras serão realizadas sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar adequadamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica, exercitar a exposição oral e escrita e aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos no âmbito da unidade curricular.
Bibliografia:
1. Netto G., Narciso, et al. Dentística Restauradora. Diagnóstico, prevenção, protecção da polpa, hipersensibilidade dentinária, adesão. Santos Livraria Editora, 2003. 2. “European Core Curriculum in Cariology for undergraduate dental students”. AG Schulte, NB Pitts, MCDNJM Huysmans, C Splieth and W Buchalla. Eur J Dent Educ 15 (suppl. 1), 2011: 9-17 – Domínios I, II, III, IV e V. 3. Gay Escoda, Cosme e Berini Aytes, Leonardo “Tratado de Cirurgia Bucal”, Edições Ergon, S.A., 1ª Edição, 2003. 4. Peterson.L.J. et al, “Comtemporary Oral and Maxillofacial Surgery”, Edição Mosby, 4ª Edição, 2003. 5. Lindhe, J., Lang, N. & Karring, T. (2008) Clinical Periodontology and Implant Dentistry, 5th edition. 6. Okeson JP. Management of temporomandibular disorders and occlusion. 7th Edition, Mosby-Elsevier, 2012. 7.Wright, EF. Manual of Temporomandibular Disorders. 3rd Edition, Wiley-Blackwell, 2014.
Assim como artigos em diversas revistas disponiveis para consulta na biblioteca da UFP