Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada de Adultos I247CIA1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Os objectivos e competências são, desenvolver, motivar e aperfeiçoar os clínicos (alunos) na sua capacidade de resposta às necessidades básicas dos pacientes numa consulta dentária. Tendo o aluno a possibilidade de realizar uma série de actos clínicos simples, de diferentes áreas da medicina dentária, na mesma disciplina e de forma integrada, podendo estabelecer prioridades e alternativas de tratamento, assim como dar resposta rápida e eficaz às necessidades do paciente
Conteúdos Programáticos:
Unidade lectiva I –2 ECTS
Apresentações teóricas de cirurgia/implantologia, endodontia, dentística, estética/periodontia, prostodontia, investigação em Medicina Dentária, farmacologia, ergonomia e correcção postural.
Unidade Lectiva II – 4 ECTS
Trabalhos clínicos realizados ao longo do semestre na disciplina de clínica integrada de adultos sob supervisão dos docentes.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Clínica Integrada de Adultos I pretende dotar o aluno de conhecimentos e capacidades técnicas necessárias a uma abordagem pluridisciplinar nas diferentes áreas da Medicina Dentária. Esta unidade visa ainda formar o aluno quanto ao desenvolvimento do senso clínico necessário, relativamente ao diagnóstico e à elaboração de um correcto plano de tratamento, visando em última análise a reabilitação integrada do paciente. Para tal a componente teórica vai fundamentar os conhecimentos científicos para que na prática clínica o aluno seja capaz de tecnicamente conseguir realizar o plano de tratamento idealizado. É orientada a pesquisar e a selecção bibliografia científica adequada no âmbito dos temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando assim a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para a elaboração de trabalhos de investigação e apresentações científicas no âmbito da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação dos alunos será continua e terá duas componentes, T -20% da nota final e Clínica -80 % da nota final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas privilegiam os métodos expositivo e participativo, com vista a uma inter-relação dos vários conteúdos das diferentes áreas da Medicina Dentária. Privilegia-se a pesquisa bibliográfica sobre a actualidade dos conteúdos expostos no programa da unidade, sobretudo quanto a ensaios in vitro e in vivo, e restantes evidências da literatura sobre os mesmos. Nas aulas práticas predomina o método demonstrativo e prática clínica pelos alunos, quanto à elaboração do exame clínico, exames radiográficos, determinação do diagnóstico e plano de tratamento. Na prática clínica com pacientes, são recolhidos e analisados os dados necessários para a reabilitação multidisciplinar, segundo protocolos de actuação específicos para cada área, promovendo-se ainda o atendimento do paciente com postura clínica, qualidade e segurança para o paciente e equipa de medicina dentária.
Bibliografia:
1. Jan Lindhe, Thorkild Karring, Niklaus P. Lang., In:Clinical Periodontology and Implant Dentistry.4th Edition.Blackweel - Munksgaard, 2003.
2. Stephen Cohen, Richard Burns, in: Pathways of the pulp, 3rd Edition, Mosby 1998.
3. Larry Peterson, Edward Ellis, James Hupp, Myron Tucker. In : Contemporary Oral and MaxiloFacial Surgery, 3rd edition.Mosby 1998.
4. Narciso Baratieri et al. In : Odontologia Restauradora, fundamentos e possibilidades. 1ª edição Quintessence2001.