Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Tecnologia Médica841BTM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
OA1 – Introduzir conhecimentos sobre métodos e ferramentas básicas para o estudo da biofísica.
OA2 – Adquirir conceitos, capacidade de análise qualitativa e quantitativa de princípios físicos em aplicações de Medicina.
OA3 – Aplicar conceitos físicos sobre biomecânica ao corpo humano, em particular, ao sistema músculo-esquelético dentário.
OA4 – Apresentar as técnicas de análise quantitativa de estados de equilíbrio estático biomecânico.
OA5 – Apresentar as técnicas de análise quantitativa de estados da dinâmica biomecânica.
OA6 – Conceptualizar e aplicar análise quantitativa da elasticidade e deformação mecânica dos materiais.
OA7 – Obter conhecimento genérico sobre os princípios de funcionamento de alguma tecnologia médica, em particular, da área da imagiologia clínica.
OA8 – Obter conhecimento sobre o laser e sua aplicação em medicina dentária, bem como os seus aspectos de utilização em segurança.
Conteúdos Programáticos:
1. Considerações Gerais em Biofísica
2. Introdução à Biomecânica.
3. Propriedades dos Materiais.
4. Lasers e Imagiologia em Medicina Dentária
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os capítulos apresentados no programa da unidade curricular corresponderão aos seguintes objectivos e competências a atingir (OA):
Capítulo 1: OA1
Capítulo 2: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5
Capítulo 3: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6
Capitulo 4: OA1, OA7, OA8.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 – Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 – Material pedagógico com problemas teórico-práticos selecionados e que servem como ferramenta de aprendizagem.
M3 – Actividades de pesquisa autónoma baseados em artigos científicos.
M4 – Utilização de demonstrações laboratoriais e/ou simulações computacionais para compreensão de fenómenos físicos e princípios de funcionamento de tecnologia.
A avaliação é realizada através de: um teste escrito (com peso de 70% na classificação final) e 2 ou 3 questionários de avaliação (com peso médio de 30% na classificação final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 – Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno, que serve de apoio para orientação no estudo das matérias lecionadas. M2 – Material pedagógico com problemas teórico-práticos selecionados e que servem como ferramenta de aprendizagem para prossecução dos objectivos OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 M3 – Actividades de pesquisa autónoma baseados em artigos científicos para prossecução dos objectivos OA4, OA5, OA6, OA7, e OA8. M4 – Utilização de demonstrações laboratoriais e/ou simulações computacionais para compreensão de fenómenos físicos e princípios de funcionamento de tecnologia médica para prossecução de todos os objectivos de aprendizagem.
Bibliografia:
[1] J. D. Cutnell, K. W. Johnson, D. Young and S. Stadler, Physics, 10Ed. John Wiley & Sons, 2015 (ISBN: 9781118486894).
[2] J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002 (ISBN: 9780471412953).
[3] J. G. Webster, Medical Instrumentation – Application and Design, 4Ed., John Wiley & Sons, 2010 (ISBN: 9780471676003).
Docente (* Responsável):
António Lobo Ribeiro (alobo@ufp.edu.pt)