Unidade Curricular: | Código: | ||
Biologia Molecular e Celular | 841BMC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta Unidade Curricular explora a fisiologia e patologia celulares. A nível dos conhecimentos visa a compreensão do sistema celular destacando a importância das (i) interações moleculares para a formação, manutenção e função dos seus sub-sistemas; (ii) inter-relações entre os sub-sistemas para a concretização de processos celulares subjacentes à vida; e (iii) interligações entre os domínios científicos da Biologia para a construção do conhecimento sobre os organismos. Esta aprendizagem confere aptidões científicas genéricas, designadamente no âmbito da (i) seleção, análise, compreensão e comunicação de informação técnico-científica; e (ii) atualização contínua e autónoma dos conhecimentos. Globalmente, o processo de aprendizagem confere competências para o futuro profissional reconhecer e entender o papel da célula na saúde e na doença em áreas de intervenção clínica ou de investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Componente teórica: Perspetiva histórica, Matriz dos sistemas biológicos (célula e água), Biomembranas (composição, organização estrutural e função), Transporte transmembranar e não transmembranar, Compartimentos associados à membrana plasmática (citoesqueleto, matriz extracelular e especializações de superfície), Organelos celulares (ultraestrutura, biogénese e fisiopatologia), Proteostase, Biosssinalização (tipos e mecanismos), Proliferação, senescência celular e morte celular. Componente prática: Microscopia, Permeabilidade de biomembranas, Proteínas (isolamento, análise qualitativa, e estudos de estrutura-função), Preparações extemporâneas de tecidos vegetais e animais, e de células procarióticas (estudo morfológico e estrutural), Fracionamento celular e isolamento de organelos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A componente teórica aprofunda processos básicos (e.g. expressão génica/biossíntese/folding/tráfego/função de proteínas; transdução de sinal; proliferação/morte cellular programada) da fisiologia celular. Este último aspeto é ilustrado através da descrição e caracterização de doenças organelares causadas pela perda de função de proteínas específicas. Deste modo, os conteúdos não só promovem uma compreensão integrada sobre a fisiopatologia celular, como também permitem compreender a génese de estratégias moleculares de diagnóstico ou tratamento. A componente prática é focada na resolução de problemas de natureza experimental tendo em vista desenvolver (i) a sensibilidade do aluno acerca deste domínio do conhecimento ao contactar com abordagens experimentais que interrelacionam conceitos teóricos; (ii) raciocínios dedutivos e indutivos; e (ii) a comunicação oral de informação técnico-científica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A componente teórica compreende aulas expositivas e de discussão de conceitos. A aprovação é certificada através da realização de 2 testes escritos de realização individual e sem consulta (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação na nota final, 70%). A não aprovação em avaliação contínua implica a realização de exame no final do semestre. O exame tem a duração máxima de 2 horas e incide sobre a totalidade do programa. A componente prática integra aulas prático-laboratorias. A aprovação é certificada através da realização de 2 testes escritos de realização individual e sem consulta (ponderação 24%) e do desempenho do aluno (6% - execução laboratorial 4%; assiduidade 2%) e implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores (ponderação na nota final, 30%). Material didático de orientação ou apoio ao estudo é disponibilizado através do canvas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A componente teórica é desenvolvida a partir da exposição descritiva e integrada dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes ao programa teórico. A sua progressão ocorre de forma articulada com o material didático e a bibliografia. Em vários momentos ao longo do semestre é efetuada a síntese e a integração de aspetos fulcrais do programa envolvendo o aluno nas atividades de resolução de problemas específicos. Para a aquisição dos conhecimentos são aplicadas metodologias de ensino diretas e indiretas uma vez que a sua aplicação simultânea agiliza os processos de compreensão e autoaprendizagem. Na componente prática a metodologia de ensino é baseada na resolução de problemas práticos recorrendo a uma abordagem experimental ou teórica-prática. Em ambas as componentes, a autoaprendizgem ao longo do semestre é estimulada através da utilização de ferramentas adaptadas à aplicação do modelo de sala de aula invertida. Em ambas as componente, material didático, incluindo material de ensino assistido por computador, informação para o planeamento da aula e textos de apoio são disponibilizados ao aluno através da plataforma institucional canvas. Adicionalmente às horas de contacto, o processo de aprendizagem poderá ser complementado presencialmente, durante o horário de atendimento do docente, ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/canvas). A utilização desses recursos informáticos é, também, um importante contributo para a promoção e estímulo do processo de autoaprendizagem. | |||
Bibliografia: | |||
1.Quintas A., Freire A.P., Halpern M.J. – Bioquímica: Organização molecular da vida/Lidel, 2008. 2. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P. Molecular Biology of the Cell. Garland Science, 5th Edition, 2014. ISBN: 9780815344322. (existe a 4ª edição, 2002) 3. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Martin KC, Yaffe M. Molecular Cell Biology. WH Freeman, 9th Edition, 2021. ISBN: 9781319208523. (existe a 3ª edição, 1995, e a 4ª edição, 2000) 4. Cooper GM. The Cell, a Molecular Approach. Sinauer Associates, 8th Edition, 2018. ISBN-10:1605357073; ISBN-13:978-1605357072 5. Sunkel CE, Azevedo C. - Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010) 6. Ribeiro MG – Biologia molecular e celular: manual de apoio à componente teórica, 2020. 7. Castro A, Castro R, Coelho MJ, Ribeiro MG – Biologia Molecular e Celular: manual de trabalhos laboratoriais, 2014. |