Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomia II | 842ANA2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O ensino/ aprendizagem de Anatomia Humana é estrutural num curso da área médica, alicerce fundamental para uma melhor compreensão das Unidades Curriculares profissionalizantes. Fornece as bases do raciocínio médico, promotor do desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição e adopção de terminologia anatómica e médica conveniente. Esta Unidade Curricular tem por objectivo a transmissão e consequentemente a aquisição de conhecimentos sólidos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais. O aluno deverá ser capaz de pronunciar e definir os termos anatómicos usados. Deverá ainda ser capaz de descrever anatomicamente, localizar e relacionar estruturas anatómicas relacionadas com os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Angiologia -O coração -A circulação sistémica, pulmonar e coronária Aparelho respiratório -Fossas nasais -Nariz -Faringe -Laringe -Traqueia -Brônquios e árvore brônquica -Pulmões -Pleura Aparelho digestivo -Tubo digestivo -Anexos do tubo digestivo -Peritoneu Aparelho urinário -Rim -Aparelho excretor do rim -Cálices -Bacinete -Ureteres -Bexiga -Uretra Aparelho reprodutor -Órgãos genitais masculinos -Órgãos genitais femininos Glândulas endócrinas -Glândulas endócrinas e hormonas -Mecanismo de atuação hormonal -Eixo hipotálamo-hipofisário -Hipófise -Glândula Pineal -Tiróide -Paratiroides -Glândulas Supra- renais -Glândulas sexuais -Timo Neurologia -Sistema Nervoso Central -Sistema Nervoso Periférico -Os órgãos dos sentidos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As aulas destinam-se a permitir aos alunos adquirir conhecimentos básicos no domínio da Anatomia. Espera-se que os estudantes sejam capazes de diagnosticar, diferenciadamente, os tecidos e órgãos do corpo humano bem como todos os seus componentes estruturais, e de descrever anatomicamente e relacionar estruturas entre si. O estudante deve ser capaz de antever quais e como as estruturas e processos subjacentes podem ser sujeitos à doença.Para a obtenção de conhecimentos sólidos e extensos de Anatomia Humana e de acordo com os conteúdos programáticos entendeu-se ser mais eficiente iniciar o programa pelo Sistema Cardiovascular, seguindo a ordem exposta nos conteúdos programáticos e acima mencionados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A componente teórica (CT) e teórico-prática (CTP) consiste em aulas expositivas de 50 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas. A componente prática (CP), estruturada em articulação com a componente teórica consiste em aulas semanais de 110 minutos. Consta em ensino tutorial aberto à participação dos alunos e trabalho laboratorial com modelos anatómicos. A avaliação de cada componente é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula. Consiste ainda em 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos. A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos aprovam com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores na CP repetem a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte. Os alunos com nota inferior a 10 valores na CT e CTP terão acesso ao exame final da Unidade Curricular. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A CT e CTP desenvolve os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. Nas sessões teóricas e teórico- práticas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos os conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais será privilegiada. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A organização geral da unidade curricular (distribuição de conteúdos programáticos, orientação pedagógica e monitorização de objetivos e qualidade ) é da responsabilidade da Prof. Doutora Augusta Silveira. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. A avaliação contínua da CT terá em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno e a sua atitude em sala de aula. Consta ainda de 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos cuja prova é composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falsos para comentários e perguntas abertas. A nota final terá em conta todos os parâmetros de avaliação, e será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão acesso ao exame final da Unidade Curricular, realizado em data a definir pela Universidade na época destacada para esse fim. A CP desenvolve os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. A avaliação contínua da CP decorrerá semanalmente sendo solicitado ao aluno a exposição de temas já lecionados e de acordo com o sumário previsto para a aula. Será tida em consideração a assiduidade e a pontualidade, a sua motivação e empenho e a sua capacidade de dinamização. Os estudantes são incentivados a expor oralmente tópicos do programa. As exposições orais têm também o objetivo de promover o estudo contínuo e desenvolver a capacidade de comunicação. Haverá 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos em formato de gincana, para identificação de estruturas anatómicas em imagens e modelos anatómicos. A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão de repetir a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte. | |||
Bibliografia: | |||
Stranding, S. (2009). Gray’s Anatomy, 40 th edition , Churchill Livingstone. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014). Gray´s Anatomy for students, 3nd edition. Elsevier. Pina,J. A. E. (2010) Anatomia Humana Da Locomoção, 4ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda. Putz, R., Pabst, R.(2009) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 14th edition, Elsevier Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2011) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 15th edition, Elsevier Paulsen, F., Washke,J. (2013) Sobbota; Atlas of Anatomy: head, neck and neuroanatomy. 15th edition, Elsevier Netter,F.H. (2010) Atlas of Human Anatomy, , 5th edition, Elsevier. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt) Inês Guimarães (inesg@ufp.edu.pt) Rui Rua (ruirua@ufp.edu.pt) |