Unidade Curricular:Código:
Anatomia II841ANA2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O ensino/ aprendizagem de Anatomia Humana é estrutural num curso da área médica, alicerce fundamental para uma melhor compreensão das Unidades Curriculares profissionalizantes.
Fornece as bases do raciocínio médico, promotor do desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição e adopção de terminologia anatómica e médica conveniente.
Esta Unidade Curricular tem por objectivo a transmissão e consequentemente a aquisição de conhecimentos sólidos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais.

O aluno deverá ser capaz de pronunciar e definir os termos anatómicos usados. Deverá ainda ser capaz de descrever anatomicamente, localizar e relacionar estruturas anatómicas relacionadas com os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso.
Conteúdos Programáticos:
Angiologia
-O coração
-A circulação sistémica, pulmonar e coronária
Aparelho respiratório
-Fossas nasais
-Nariz
-Faringe
-Laringe
-Traqueia
-Brônquios e árvore brônquica
-Pulmões
-Pleura
Aparelho digestivo
-Tubo digestivo
-Anexos do tubo digestivo
-Peritoneu
Aparelho urinário
-Rim
-Aparelho excretor do rim
-Cálices
-Bacinete
-Ureteres
-Bexiga
-Uretra
Aparelho reprodutor
-Órgãos genitais masculinos
-Órgãos genitais femininos
Glândulas endócrinas
-Glândulas endócrinas e hormonas
-Mecanismo de atuação hormonal
-Eixo hipotálamo-hipofisário
-Hipófise
-Glândula Pineal
-Tiróide
-Paratiroides
-Glândulas Supra- renais
-Glândulas sexuais
-Timo
Neurologia
-Sistema Nervoso Central
-Sistema Nervoso Periférico
-Os órgãos dos sentidos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As aulas destinam-se a permitir aos alunos adquirir conhecimentos básicos no domínio da Anatomia. Espera-se que os estudantes sejam capazes de diagnosticar, diferenciadamente, os tecidos e órgãos do corpo humano bem como todos os seus componentes estruturais, e de descrever anatomicamente e relacionar estruturas entre si. O estudante deve ser capaz de antever quais e como as estruturas e processos subjacentes podem ser sujeitos à doença.Para a obtenção de conhecimentos sólidos e extensos de Anatomia Humana e de acordo com os conteúdos programáticos entendeu-se ser mais eficiente iniciar o programa pelo Sistema Cardiovascular, seguindo a ordem exposta nos conteúdos programáticos e acima mencionados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A componente teórica (CT) e teórico-prática (CTP) consiste em aulas expositivas de 50 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas.
A componente prática (CP), estruturada em articulação com a componente teórica consiste em aulas semanais de 110 minutos. Consta em ensino tutorial aberto à participação dos alunos e trabalho laboratorial com modelos anatómicos.
A avaliação de cada componente é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula. Consiste ainda em 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos.
A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos aprovam com classificação igual ou superior a 10 valores.
Os alunos com nota inferior a 10 valores na CP repetem a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte.
Os alunos com nota inferior a 10 valores na CT e CTP terão acesso ao exame final da Unidade Curricular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A CT e CTP desenvolve os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. Nas sessões teóricas e teórico- práticas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos os conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais será privilegiada. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A organização geral da unidade curricular (distribuição de conteúdos programáticos, orientação pedagógica e monitorização de objetivos e qualidade ) é da responsabilidade da Prof. Doutora Augusta Silveira. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. A avaliação contínua da CT terá em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno e a sua atitude em sala de aula. Consta ainda de 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos cuja prova é composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falsos para comentários e perguntas abertas. A nota final terá em conta todos os parâmetros de avaliação, e será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão acesso ao exame final da Unidade Curricular, realizado em data a definir pela Universidade na época destacada para esse fim. A CP desenvolve os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. A avaliação contínua da CP decorrerá semanalmente sendo solicitado ao aluno a exposição de temas já lecionados e de acordo com o sumário previsto para a aula. Será tida em consideração a assiduidade e a pontualidade, a sua motivação e empenho e a sua capacidade de dinamização. Os estudantes são incentivados a expor oralmente tópicos do programa. As exposições orais têm também o objetivo de promover o estudo contínuo e desenvolver a capacidade de comunicação. Haverá 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos em formato de gincana, para identificação de estruturas anatómicas em imagens e modelos anatómicos. A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão de repetir a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte.
Bibliografia:
Stranding, S. (2009). Gray’s Anatomy, 40 th edition , Churchill Livingstone.
Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014). Gray´s Anatomy for students, 3nd edition. Elsevier.
Pina,J. A. E. (2010) Anatomia Humana Da Locomoção, 4ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda.
Putz, R., Pabst, R.(2009) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 14th edition, Elsevier
Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2011) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 15th edition, Elsevier
Paulsen, F., Washke,J. (2013) Sobbota; Atlas of Anatomy: head, neck and neuroanatomy. 15th edition, Elsevier
Netter,F.H. (2010) Atlas of Human Anatomy, , 5th edition, Elsevier.
Docente (* Responsável):
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt)
Inês Guimarães (inesg@ufp.edu.pt)
Rui Rua (ruirua@ufp.edu.pt)