Unidade Curricular:Código:
Anatomia II841ANA2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O ensino/ aprendizagem de Anatomia Humana é estrutural num curso da área médica, alicerce fundamental para uma melhor compreensão das Unidades Curriculares profissionalizantes.
Fornece as bases do raciocínio médico, promotor do desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição e adopção de terminologia anatómica e médica conveniente.
Esta Unidade Curricular tem por objectivo a transmissão e consequentemente a aquisição de conhecimentos sólidos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais.

O aluno deverá ser capaz de pronunciar e definir os termos anatómicos usados. Deverá ainda ser capaz de descrever anatomicamente, localizar e relacionar estruturas anatómicas relacionadas com os capítulos: Angiologia, Pele e estratos faciais; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso.
Conteúdos Programáticos:
Angiologia
-O coração
-A circulação sistémica, pulmonar e coronária
Pele e estratos faciais
Aparelho respiratório
-Fossas nasais
-Nariz
-Faringe
-Laringe
-Traqueia
-Brônquios e árvore brônquica
-Pulmões
-Pleura
Aparelho digestivo
-Tubo digestivo
-Anexos do tubo digestivo
-Peritoneu
Aparelho urinário
-Rim
-Aparelho excretor do rim
-Cálices
-Bacinete
-Ureteres
-Bexiga
-Uretra
Aparelho reprodutor
-Órgãos genitais masculinos
-Órgãos genitais femininos
Glândulas endócrinas
-Glândulas endócrinas e hormonas
-Mecanismo de atuação hormonal
-Eixo hipotálamo-hipofisário
-Hipófise
-Glândula Pineal
-Tiróide
-Paratiroides
-Glândulas Supra- renais
-Glândulas sexuais
-Timo
Neurologia
-Sistema Nervoso Central
-Sistema Nervoso Periférico
-Os órgãos dos sentidos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As aulas destinam-se a permitir que os estudantes adquiram conhecimentos básicos em Anatomia. Espera-se que os estudantes sejam capazes de descrever, estudar relações e compreender as semelhanças e diferenças anatómicas. O aluno deve ser capaz de prever quais e como as estruturas e processos subjacentes podem predispor a doenças.
Para obter um conhecimento sólido e extenso de Anatomia Humana e de acordo com o programa, foi considerado mais eficiente iniciar o programa pelo Sistema Cardiovascular, seguindo a ordem estabelecida no programa e descrita acima.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A componente teórica (CT) e teórico-prática (CTP) consiste em aulas expositivas de 45 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas.
A componente prática (CP), estruturada em articulação com a componente teórica consiste em aulas semanais de 90 minutos. Consta em ensino tutorial aberto à participação dos alunos e trabalho laboratorial com modelos anatómicos no regime presencial.
Se justificado, no regime de ensino à distância incluirá sessões síncronas e assíncronas.
A avaliação de cada componente é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula (a). Consiste ainda em 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos (b,c). As ponderações de cada componente (CT+CTP e CP)incluem: 20% (a)+40% (b) +40% (c)
A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos aprovam com classificação igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A CT e CTP desenvolve os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. Nas sessões teóricas e teórico- práticas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos os conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais será privilegiada. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A organização geral da unidade curricular (distribuição de conteúdos programáticos, orientação pedagógica e monitorização de objetivos e qualidade ) é da responsabilidade da Prof. Doutora Augusta Silveira. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. A avaliação contínua da CT terá em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno e a sua atitude em sala de aula. Consta ainda de 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos cuja prova é composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falsos para comentários e perguntas abertas. A nota final terá em conta todos os parâmetros de avaliação, e será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão acesso ao exame final da Unidade Curricular, realizado em data a definir pela Universidade na época destacada para esse fim. A CP desenvolve os capítulos: Angiologia, Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor Feminino; Sistema Reprodutor Masculino; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso. A avaliação contínua da CP decorrerá semanalmente sendo solicitado ao aluno a exposição de temas já lecionados e de acordo com o sumário previsto para a aula. Será tida em consideração a assiduidade e a pontualidade, a sua motivação e empenho e a sua capacidade de dinamização. Os estudantes são incentivados a expor oralmente tópicos do programa. As exposições orais têm também o objetivo de promover o estudo contínuo e desenvolver a capacidade de comunicação. Haverá 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos em formato de gincana, para identificação de estruturas anatómicas em imagens e modelos anatómicos. A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão de repetir a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte.
Bibliografia:
Stranding, S. (2020). Gray’s Anatomy, 42 th edition , Elsevier.
Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. (2019). Gray´s Anatomy for students, 4nd edition. Elsevier.
Pina,J. A. E. (2017) Anatomia Humana Da Locomoção, 5ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda.
Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2018) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 24th edition, Elsevier
Netter,F.H. (2022) Atlas of Human Anatomy , 8th edition, Elsevier.
Vanputte, C.; Regan, J.; Russo, A.; Seeley, R. (2020) Seeley’s anatomy & phisiology. 12th edition, McGraw-Hill.
Serão ainda colocados ao dispor do aluno os recursos pedagógicos da Unidade Curricular (na Plataforma e-learning).