Unidade Curricular:Código:
Anatomia e Histologia Oral841AHOR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A Anatomia e Histologia Oral é estrutural num curso de Medicina Dentária, alicerce fundamental para o desenvolvimento de conveniente prática clínica.
Fornece bases para o raciocínio médico, favorece o desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição, interpretação e adopção de terminologia médica conveniente.
Pretende-se transmitir conhecimentos sólidos relativos à histologia oral e anatomia de cabeça e pescoço, sempre num contexto funcional.
O aluno deverá ser capaz de:
- utilizar termos anatómicos adequados;
- descrever, localizar e relacionar estruturas anatómicas relativas a: morfologia dentária, esplancnologia, osteologia, artrologia, miologia e neurologia de cabeça e pescoço;
- conhecer a formação da face e cavidade oral;
- descrever as diferentes fases do desenvolvimento dentário;
- descrever e interpretar a organização histológica do esmalte, dentina, polpa e periodonto, relacionando-a com as funções e características exibidas.
Conteúdos Programáticos:
Anatomia oral (descrição de estruturas, localização e relações anatómicas)
Morfologia Dentária.
Anatomia da cavidade oral.
Osteologia da cabeça e pescoço; artrologia da cabeça e pescoço; miologia da cabeça e pescoço; Angiologia da cabeça e pescoço; Neurologia da cabeça e pescoço; Noções médico-legais das estruturas anatómicas da cavidade oral; Anatomia aplicada à medicina dentária.
Desenvolvimento e Histologia Oral
Desenvolvimento da face e cavidade oral. Desenvolvimento do dente e dos seus tecidos de sustentação; amelogénese; dentinogénese.
Estrutura dos tecidos orais: histologia do esmalte, dentina e do complexo pulpodentinário; alterações com a idade. Histologia do periodonto: cimento, ligamento periodontal e osso alveolar.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento da Anatomia e Histologia Oral contribui para as bases do raciocínio em medicina dentária - é impossível a compreensão da anomalia ou variação sem um amplo conhecimento da normalidade.
Os conteúdos programáticos suportam os objectivos – a aquisição de conhecimentos sólidos no domínio da Anatomia e Histologia Oral – permitindo a correcta descrição anatómica dos diversos tecidos e estruturas orais, relacionando a sua estrutura com a sua organização histológica, bem como o conhecimento da sua evolução ao longo do tempo.
Sendo os conteúdos da unidade curricular extensos, será importante o desenvolvimento da capacidade observação, estruturação e esquematização de conhecimentos para uma rigorosa descrição/interpretação anatómica e histológica. O corpo docente propõe-se a apoiar este desenvolvimento junto de cada aluno. É proposto o início de um percurso científico no universo das Ciências Biomédicas e Dentárias, incentivando-se um espírito rigoroso, crítico e criativo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A Unidade Curricular tem 5 créditos ECTS e as horas de contacto distribuídas por componente teórica (CT, 30 horas), prática laboratorial (PL, 30 horas), Orientação tutorial (OT, 15 horas) e outras (O, 15 horas).
CT consiste em aulas expositivas, descritivas e demonstrativas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. PL consta de sessões de ensino em que serão observadas e interpretadas laminas histológicas, elaboradas esculturas e identificados dentes.
O regime de avaliação da unidade curricular é de avaliação contínua. Consiste i) realização 2 provas escritas, individuais e um trabalho de grupo em CT; ii) realização de 3 provas em PL. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Serão consideradas a assiduidade do aluno de acordo com a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa e a participação na sala de aula.
A classificação final resulta da ponderação de 80% de CT e de 20% PL.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na CT serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Consiste em aulas expositivas de 90 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A PL é estruturada em articulação com a CT e consiste em aulas semanais de 90 minutos. Atendendo às características próprias da unidade curricular, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo (recorrendo à consulta de livros de texto e atlas de anatomia e histologia disponíveis na Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto-aprendizagem. As sessões de OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da Unidade curricular. Serão realizadas reuniões periódicas entre os docentes da Unidade Curricular de forma a promover a constante articulação da equipa.
Bibliografia:
DRAKE, R., VOGL, A., MITCHELL, A. (2015). Gray - anatomia para estudantes, 3ª ed. Elsevier.
FÍGUN, M.E. & GARINO, R.R. (2008). Dental Anatomy: functional and applied. Editorial El Ateneo.
MADEIRA, M. & RIZZOLOIO, R. (2014). Anatomia do dente. Sarvier.
NORTON, N. (2011). Netter´s: Head and neck anatomy for dentistry, 2nd ed. Elsevier.
SHEID, R. & WEISS, G. (2012). Dental Anatomy Its Relevance To Dentistry, 8th ed. Lippinccot Williams & Wilkins.
STRANDING, S. (2009). Gray’s Anatomy, 40th ed. Churchill Livingstone.
BERKOVITZ, B., HOLLAND, G.R. & MOXHAM, B.J. (2017). Oral Anatomy, Histology and Embryology, 5th ed. Elsevier..
GOMES DE FERRARIS, CANPOS MUNOZ. (2009). Histologia, Embriologia e Ingenieria Tisular Bucodental, 3ª ed. Panamericana.
NANCI, A. (2017). Ten Cate's Oral Histology: Development, Structure, and Function, 9th ed. Elsevier.
SADLER, TW. (2018). Langman’s medical embryology, 14th ed.LWW.
Docente (* Responsável):
Alexandra Arcanjo (aarcanjo@ufp.edu.pt)
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt)
Inês Guimarães (inesg@ufp.edu.pt)
Maria João Begonha (mbegonha@ufp.edu.pt)
Teresa Sequeira (teresas@ufp.edu.pt)