Unidade Curricular:Código:
Prostodontia I841PRO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O conteúdo programático desta unidade curricular foi elaborado de modo a transmitir conhecimentos de prostodontia removível obedecendo a cinco aspectos fundamentais da reabilitação oral: respeito pelos aspectos biológicos no processo de reabilitação, construção de próteses que agridam o menos possível as estruturas anatómicas remanescentes; enfase às técnicas de impressão, ao registo correcto da oclusão e ao traçado equilibrado e biológico de uma prótese; obtenção da harmonia ocluso-articular; realce do êxito a longo prazo que está condicionado pela instrução e motivação do paciente.
Conteúdos Programáticos:
Apresentação de conteúdos a lecionar e metodologia de avaliação da UC nas diferentes componentes
Considerações gerais sobre PR
Estruturas anatómicas e de suporte protético
Classificação das desdentações: Princípios biomecânicos da Prótese Parcial Removível esquelética
Componentes da PPR esquelética
Componentes da PPR esquelética
Componentes da PPR esquelética
Discussão de situações práticas como preparação para o ensino do desenho biológico
Desenho biológico
Desenho em PPR- Preparações pré-protéticas
Registos intermaxilares em PPR
Registos intermaxilares em PT
Esquemas oclusais em PPR e PT
Prova de estrutura metálica
Prova estética e funcional
Discussão dos conteúdos teóricos lecionados com integração na prática clínica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O respeito pelos aspectos biológicos no processo de reabilitação e a construção de próteses que agridam o menos possível as estruturas anatómicas remanescentes, estão relacionados com o conhecimento dos tipos de próteses, tipos de desdentações e indicações do desenho em cada uma das situações clínicas apresentadas. O uso de instrumentos como o paralelómetro para a sistemática da reabilitação protética e o perfeito conhecimento de uma oclusão equilibrada, numa reabilitação, permitem ao aluno os conhecimentos necessários para o início do trabalho clínico na área da reabilitação oral com prótese removível.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino teórico (T), complementado por prática laboratorial (PL) e apoiada por ensino tutorial (OT) e outros (O), tarefas adicionais.

A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 80% da componente teórica e de 20% da componente prática laboratorial e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor (normativa académica).
A classificação mínima de aprovação é de 10 valores em cada uma das componentes letivas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente teórica permite a aquisição dos fundamentos básicos para o planeamento protético e ao mesmo tempo permite que o aluno, na componente laboratorial, execute fases laboratoriais inerentes à construção de uma prótese. Deste modo e tendo como base os fundamentos teóricos, a obtenção de conhecimentos é adquirida de forma sistematizada e integrada, sendo estes aspectos as bases fundamentais do planeamento em reabilitação.
Bibliografia:
Removable Partial Prosthodontics-McCracken. Glen P.McGivney; Alan B. Carr; 13th ed; 2016,Mosby
Protesis Parcial Removible; David Loza Fernandes;Act. Médico Odontol CA
Prótesis Dental I; Guía de Práticas;Ediciones Universitat de Barcelona
Treatment for Edentulous Patients Bouchers. Zarb G., John Hobkirk, et al.. Prosthodontic;13th ed.(2013) Mosby . USA
The Journal of Prosthetic Dentistry;
The International Journal of Prosthodontics .
The Complete Denture : A Clinical Pathway; MacEntee M ;Quintessence Publishing Co. USA