Unidade Curricular:Código:
Patologia Geral841PATG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Procura-se proporcionar aos alunos a compreensão das relações dinâmicas da resposta do organismo aos principais mecanismos de agressão celular com os aspetos clínicos e o desenvolvimento do raciocínio clínico para compreender conceitos fundamentais na área de Medicina Dentária.
Conteúdos Programáticos:
Patofisiologia, Epidemiologia, Semiologia e Princípios Terapêuticos das seguintes patologias:
Hipertensão Arterial, Diabetes, Insuficiência Renal Crónica, Enfarte Agudo do Miocárdio, Doença Cardíaca Isquémica, Acidente Vascular Cerebral, Fibrilhação Auricular, Alergia, Asma, Anafilaxia, Hepatites Víricas.
Trauma: tipos, abordagem pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar
Neoplasia: Nomenclatura (tumores benignos e malignos); Características das neoplasias benignas e malignas; Conceitos básicos do estadiamento e classificação TNM; Estudo epidemiológico do cancro.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, mediante a abordagem dos diversos processos patológicos sistémicos com correlação com a patologia oral, através de informação teórica e teórico-prática dos temas abordados e utilização de recursos didáticos apropriados como a discussão de casos clínicos, está ajustada ao processo de aprendizagem da unidade curricular de Patologia Geral no plano curricular de Medicina Dentária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A CT consiste em aulas expositivas de 60 minutos, abordando os diferentes tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A CTP, estruturada em articulação com a componente teórica consiste em aulas semanais de 90 minutos. Consta em ensino tutorial aberto à participação dos alunos. No regime de ensino à distância incluir-se-á sessões síncronas e sessões assíncronas.
O modelo de avaliação é contínuo. Na CT serão realizados 2 testes ao longo do semestre sobre o conteúdo programático lecionado, cuja média define a nota à CT. A avaliação da CTP tem em consideração: assiduidade, pontualidade, atitude, relatório semestral e apresentação de trabalho realizado em grupo (a). Consiste, ainda, num teste escrito (b). As ponderações são: 50% (a)+50% (b). A nota final à UC será obtida pela soma das notas da CT (50%) e CTP (50%). Esta será uma nota quantitativa de 0-20 valores. O aluno é considerado "Aprovado" com classificação igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia Geral no plano curricular de Medicina Dentária. Os conceitos teóricos abordados e discutidos na CT são complementados e contextualizados mediante a discussão e apresentação de casos clínicos na CTP, ilustrativos dos vários temas incluídos no conteúdo programático. Esta metodologia visa a assimilação e construção progressiva do conhecimento teórico e prático incentivando o pensamento crítico e autónomo do aluno.
Bibliografia:
Kasper, D.L., Fauci, A.S., Longo,D. (2018). Harrison's Principles of Internal Medicine 20/E (Vol.1 & Vol.2), 20th Edition, Macgraw Hill.
Goldman, L., Schafer,A.I .(2020). Goldman- Cecil Medicine, 26th Edition, Elsevier
Kumar, V.; Abbas A.K.; Aster, J.C. (2020). Robbins & Cotran Pathologic Basis of Disease, (Robbins Pathology), 10th Edition, Elsevier.
James W. Little; Craig Miller, Nelson Rhodus. Dental management of the medically compromised patient, 9th edition, 2018. Elsevier.