Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Aplicada (Psicopatologia e Neuropatologia) | 841PAPN | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular visa preparar os alunos para (OA1) identificar e compreender os fatores e processos psicológicos determinantes do comportamento humano e (OA2) conhecer as especificidades de alguns quadros clínicos importantes para a atuação do médico dentista. Pretende-se, ainda, (OA3) sensibilizar os alunos com as questões da comunicação e desenvolver competências promotoras da relação médico-paciente. Quanto às competências, a unidade curricular pretende aumentar e melhorar a capacidade de compreensão e articulação dos aspetos psicológicos e de comunicação do comportamento humano presentes na relação do profissional da saúde com o seu paciente, em consultório ou clínica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Comunicação em contextos de saúde 1.1. Comunicação verbal e não-verbal 1.2. Estilos de comunicação e relação interpessoal 1.3. Comunicação eficiente em Medicina Dentária CP2. Psicopatologia da infância e adolescência 2.1. II/PDI – Incapacidade Intelectual/Perturbação do Desenvolvimento Intelectual – a trissomia 21 2.2. PEA - Perturbação do Espetro do Autismo 2.3. PHDA – Perturbação de Hiperatividade /Défice de Atenção 2.4. PEC - Perturbações Emocionais e do Comportamento (Depressão e Ansiedade; Perturbação Desafiante de Oposição) CP3. Psicopatologia e neuropatologia da idade adulta e da terceira idade 3.1. Perturbações mais comuns da idade adulta 3.1.1. Perturbações da ansiedade 3.1.2. Perturbações depressivas 3.1.3. Perturbações da adição e perturbações relacionadas com substâncias 3.2. Perturbações mais comuns da terceira idade 3.2.1. Perturbações neurocognitivas 3.2.2. Perturbações depressivas 3.2.3. Perturbações da ansiedade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre a intervenção médico dentista junto de pacientes com psicopatologia. Assim: O CP1 corresponde ao OA3. Os CP2 e CP3 correspondem aos OA1 e OA2. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas e teórico-práticas - Metodologia expositiva e participativa com apresentação de casos clínicos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia especializada. O regime de avaliação nesta unidade curricular é o de avaliação contínua. Consiste na realização de duas avaliações escritas, com uma ponderação de 50% cada. Serão consideradas a assiduidade do aluno de acordo com a Normativa Académica do Funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade Fernando Pessoa e a participação na sala de aula. O aluno será declarado aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas teóricas e teórico-práticas permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento dos mesmos para a atuação do médico dentista no atendimento de pacientes com psicopatologia ou neuropatologia. | |||
Bibliografia: | |||
APA (2014). DSM-5 Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Climepsi. Hussain et al. (2013). Dental Management of Patients with a History of Substance Abuse with Special Consideration for Addicted Pregnant Women and Addicted Dental Care Providers. Disponível em www.oralhealthgroup.com IHI – Institute for Healthcare Improvement (2020). Ask Me 3: Good Questions for Good Health. Disponível em http://ihi.org/resources/Pages/Tools/Ask-Me-3-Good-Questions-for-Your_Good-Health-aspx Kurtz, S. et al. (2005). Teaching and learning communication skills in medicine(2nd ed.). Radcliffe Publishing. Norton et al (2016). Saúde oral em crianças portadoras de problemas de neurodesenvolvimento. Project: Oral Health in Special Patients. Santiago, E. (2008). A saúde oral na doença de Alzheimer. Arquivos de Medicina, 22(6):189-93. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rute Meneses (rmeneses@ufp.edu.pt) Sónia Alves (salves@ufp.edu.pt) |