Unidade Curricular: | Código: | ||
Odontopediatria I | 841OPD1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão adquirir um conhecimento teórico sólido dos temas básicos de Odontopediatria. Deverão conhecer as características específicas do paciente infantil em desenvolvimento e diagnosticar as patologias mais frequentemente observadas em Odontopediatria. No final do semestre os alunos deverão estar aptos a realizar, de forma independente, os tratamentos básicos em dentição temporária e permanente jovem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Odontopediatria. Introdução e conceito História e exploração clínica Princípios fisiológicos e medicação Anestesia local Cronologia de erupção e análise da oclusão da dentição temporária e permanente Morfologia dos dentes temporários Outras considerações morfológicas Desenvolvimento psicológico da criança Técnicas básicas e avançadas de controlo do comportamento Tratamentos sob anestesia geral Isolamento do campo operatório Dentisteria operatória em dentes decíduos e permanentes jovens Considerações pulpares em dentes temporários e permanentes jóvens Tratamentos pulpares em dentição decídua Tratamento de grandes destruições Coroas de aço inoxidável e coroas estéticas anteriores Técnicas de apicogénese e apicoformação Cirurgia oral em odontopediatria Outros procedimentos cirúrgicos em Odontopediatria Prótese dentária em Odontopediatria Diagnóstico e plano de tratamento. Protocolo de atendimento Introdução à clínica odontopediátrica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os temas básicos de Odontopediatria são aqueles que permitem aos alunos adquirir o conhecimento mínimo necessário para atender eficientemente um paciente infantil. As características específicas do paciente infantil a abordar relacionam-se com o desenvolvimento fisiológico (e suas implicações a nível de medicação e anestesia local), psicológico (indicando as diversas técnicas de controlo de comportamento básicas e avançadas) e dentário (enfatizando as diferenças entre as dentições temporária e permanente, desenvolvimento da oclusão e substituição dentária). Os tratamentos básicos a realizar em Odontopediatria incluem os tratamentos restauradores em dentes temporários e permanentes jovens (dentisteria operatória e tratamento de grandes destruições), tratamentos pulpares (pulpotomia, pulpectomia, apicogénese e apicoformação), procedimentos cirúrgicos básicos (extrações dentárias e frenectomias) e reposição de dentes perdidos através de prótese, sempre que indicado. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A UC estará dividida nas componentes Teórica, Prática Laboratorial, Orientação Tutorial, e Outros. Componente Teórica: abordará temas básicos, com recurso a apresentações teóricas. Componente Prática Laboratorial: realização de práticas simuladas sincronizadas com temas das aulas teóricas, por fotografias de casos clínicos, modelos de estudo e tipodonto pediátrico, preparando para o futuro atendimento de pacientes reais. A avaliação será efetuada nas componentes Teórica e Prática Laboratorial (peso de 50% cada componente). Na componente Teórica será realizada uma prova escrita no final do semestre. A avaliação na Prática Laboratorial será contínua e também com 4 testes de realização obrigatória. A aprovação desta UC atribui 4 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As várias componentes permitirão a aquisição de conhecimentos teóricos dos temas abordados que serão treinados, em clínica simulada, nas Praticas Laboratoriais. O material de apoio a utilizar nas aulas (fotografias de casos clínicos, modelos de estudo e tipodonto) permite o desenvolvimento de competências para a realização dos tratamentos básicos de uma consulta de Odontopediatria, dotando cada aluno da capacidade da sua realização de forma autónoma. A avaliação contínua permite que o aluno tenha conhecimento da sua progressão nas matérias. Nas componentes Orientação Tutorial e Outra serão desenvolvidas actividades que permitam aos alunos aprender a usar correctamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica e organizar leituras para permitir o aprofundamento dos conteúdos transmitidos assim como a sua actualização. | |||
Bibliografia: | |||
Barbería, E. (2014). Atlas de Odontología infantil para Pediatras y Odontólogos. Madrid. (2ª edição). Ripano. Barbería, E. (1997). Lesiones traumáticas en odontopediatría – Dientes temporales y permanentes jóvenes. Barcelona. Masson. Barbería E. et alli. (1995). Odontopediatría. Barcelona. Masson. Boj, JR. e Ferreira, LP. (2010). Atlas de Odontopediatria. Madrid. Ripano. Boj, JR. et alli. (2004). Odontopediatría. Barcelona. Masson. Laskaris, G. (2000). Color Atlas of Oral Diseases in Children and Adolescents. New York. Thieme e Stuttgart. McDonald, RE. e Avery, DR. (1995). Odontopediatria. Rio de Janeiro. (6ªedição). Guanabara Koogan. Millet, D. e Welbury, R. (2000). Orthodontics and Paediatric Dentistry. Churchill Livingstone. Kramer, PF., Feldens, CA. e Romano, AR. (1997). Promoção de Saúde Bucal em Odontopediatria- diagnóstico, prevenção e tratamento da cárie oclusal. São Paulo. Ed. Artes Médicas. Pereira, A. et alli. (2001). Cáries Precoces da Infância. Medisa. |