Unidade Curricular:Código:
Neurologia Aplicada841NAPL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
O estudante deve ser capaz de:
O1 – Aprofundar conhecimentos sobre anatomofisiologia do sistema nervoso e métodos de exploração funcional (exame neurológico)
O2 – Adquirir conhecimentos básicos sobre síndromes neurológicos, reconhecer e interpretar alterações semiológicas
O3 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias neurológicas, em especial as que têm maior impacto na clínica dentária e refletir, analisar e discutir a aplicabilidade dos conhecimentos a situações específicas
O4 – Estabelecer relação entre os conteúdos abordados e a sua pertinência para a atuação do Médico Dentista
Conteúdos Programáticos:
CP 1. Sistema nervoso
1.1. Conceitos anatomofisiológicos
1.2. Principais síndromes
CP 2. Doenças neurológicas
2.1. Conceitos gerais, sintomas e sinais
2.2. Classificação
CP 3. Cefaleias e algias faciais
CP 4. Doença vascular cerebral
CP 5. Esclerose múltipla
CP 6. Epilepsia
CP 7. Doenças neuromusculares
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos adequados à sua futura prática profissional, designadamente: a abordagem geral breve do sistema nervoso, que inclui métodos para examinar funções e reconhecer alguns síndromes, visa dotar os alunos da capacidade de reconhecer os sintomas e sinais tradutores de disfunção do sistema nervoso; com a abordagem das doenças neurológicas, partindo de conceitos gerais para categorias nosológicas com especial impacto em Medicina Dentária, seja pela localização na cabeça/pescoço, seja pela prevalência elevada na população, os alunos aprendem a clínica dessas patologias com a finalidade de as enfrentarem adequadamente no seu campo de atuação. Assim:
CP1 - O1 e O2
CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 – O3 e O4
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas
Metodologia expositiva e participativa, com apresentações dos temas nas aulas com recurso a diapositivos e iconografia variada (e.g., exames de neuroimagem, vídeos, esquemas, figuras), discussão de casos, pesquisa de bibliografia específica.
Aulas tutoriais
Debate por tópicos de acordo com propostas dos alunos e orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas.
Avaliação
Contínua, com 1 teste escrito no final do semestre com questões de tipologia variada, cotado de 0 a 20, sendo a classificação final ponderada pela assiduidade, participação e postura nas aulas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam a aquisição e o relacionamento de conceitos e a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do médico dentista, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. As aulas tutoriais, de esclarecimento e aprofundamento dos conceitos, de acordo com as necessidades dos alunos, consolidam os conhecimentos e desenvolvem o espírito crítico necessário à aquisição de competências de índole mais prática. Deste modo, considera-se que o carácter amplo das metodologias de ensino adotadas, com recurso à apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, à observação de meios complementares de diagnóstico, à discussão de casos clínicos, bem como a orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica, está de acordo com a aprendizagem dos aspetos práticos gerais das patologias neurológicas com aplicabilidade na clínica dentária, sendo coerentes com os objetivos definidos para esta unidade curricular.
Bibliografia:
1. Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas. 2ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa.