Unidade Curricular: | Código: | ||
Microbiologia Geral | 841MGER | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Compreender a definição de microrganismo - Relacionar a importância da Microbiologia na MED e em outras áreas – Distinguir um microrganismo procariótico de um eucariótico, identificando as características estruturais e funcionais dos microrganismos procarióticos versus eucarióticos. – Compreender a importância dos fungos em medicina dentária (MED) e identificar os mecanismos dos antifúngicos em MED: Caracterização da candidose oral. –Identificar as características gerais dos vírus. –Identificar os fatores que influenciam o crescimento e metabolismo dos microrganismos. –Identificar e descrever os mecanismos de ação dos diferentes agentes antimicrobianos e suas resistências. –Caracterização do microbioma Humano. –Compreender a ecologia oral: o microbioma oral. –Caracterizar microbiologicamente os principais agentes das infeções orais: cárie, doença periodontal. –Compreender a importância das infeções cruzadas em MED e caracterizá-las. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O programa da disciplina de Microbiologia Geral irá abordar os conceitos base e fundamentais sobre o mundo microbiológico e da ecologia oral na microbiologia das infecções da cavidade oral. - Importância da Microbiologia no mundo e nas diferentes áreas de aplicação - História da Microbiologia e a Taxonomia microbiana -Diferenciar e identificar as características estruturais dos microrganismos eucariotas e procariotas e dos virus -Identificar os factores que influenciam o crescimento e nutrição dos microrganismos -Identificar os factores de virulência microbianos - O microbioma humano. - Identificar e diferenciar as defesas inatas e adquiridas do Hospedeiro - Os agentes antimicrobianos e os mecanismos de resistência bacterianos. - O Microbioma oral - As infecções microbianas da cavidade oral: cáries e doença periodontal. A candidose oral. - As infecções cruzadas em Medicina dentária | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição e debates dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, e orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Pesquisa orientada sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Realização de dois testes teóricos de avaliação contínua. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Realização de dois testes laboratoriais de avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia LIDEL, 2010 Barroso, H., Silvestre A., Taveira, N. Microbiologia Médica, Vol. 1 e Vol.2. 2014. LIDEL Madigan, M. T., Martinko, J. M., Parker, J. 2017. BROCK BIOLOGY OF MICROORGANISMS. Global ed. Prentice Hall. International edition. Prescott, L., Harley, J.P., Klein, D.A .2010 – Microbiology. 8ª ed. McGraw-Hill. . Sousa, J.C. – Manual de antibióticos antibacterianos – 2ª edição – Edições UFP, 2007 Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 2) – LIDEL, 2000 Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 3) – LIDEL, 2002 Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais – Edições UFP, 2012 Samaranayake, L., Essential Microbiology for Dentistry. 5ª Ed. 2018. Elsevier. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Amélia Assunção (assuncao@ufp.edu.pt) Cristina Pina (cpina@ufp.edu.pt) Elisabete Machado (emachado@ufp.edu.pt) Fátima Cerqueira (fatimaf@ufp.edu.pt) Maria Coelho (mcoelho@ufp.edu.pt) Ricardo Magalhães (ricmag@ufp.edu.pt) |