Unidade Curricular:Código:
Medicina Dentária Hospitalar841MDHO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
A Medicina Dentária Hospitalar é uma especialidade da Medicina Dentária em evolução, tem como base a sinergia inclusiva de todas as áreas da Medicina Dentária e acrescenta a componente do ambiente hospitalar e de emergência. A diversidade do quadro clínico entre os doentes, e a multiplicidade das suas necessidades de tratamento, caracterizam os pacientes em ambiente hospitalar. De facto, ao médico dentista pode ser solicitado o acompanhamento médico dentário de pacientes com cancro, com complicações médicas, necessidades especiais, reabilitação de resseções mandibulares totais e parciais, traumatismos dentários e situações de emergência. A Medicina Dentária Hospitalar pode também beneficiar significativamente a crescente comunidade geriátrica, que muitas vezes requer cuidados médico-dentários mais frequentes e complexos, e o futuro médico dentista pode ter um papel na prevenção de complicações médicas secundárias aos procedimentos médico dentários necessários.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos de atendimento ambulatório, permanente, cuidados primários, cuidados paliativos. Atendimento de urgência e emergência médica. Quadros clínicos inflamatórios séticos/infeciosos de origem dentária. Anestesia e sedação consciente. Tratamento médico-dentário de pacientes vulneráveis sob anestesia geral. Cirurgia Oral no bloco operatório. Traumatologia e Medicina Dentária Hospitalar. Complicações orais e reabilitação oral complexa após cirurgia oncológica da cavidade oral. Necessidades de cuidados de saúde oral em doentes internados, ou em ambulatório. Abordagem médico-dentária de pacientes medicamente comprometidos. Abordagem de pacientes com necessidades de cuidados de saúde oral especiais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teóricas (T; 15H; Uma hora semanal): nas aulas teóricas serão abordadas aquelas temáticas e serão apresentados casos clínicos para uma aprendizagem, por parte do aluno, sobre os procedimentos realizados por um médico dentista na dinâmica clínica quotidiana de um ambiente hospitalar. Adicionalmente, esse conhecimento promoverá que o futuro médico dentista galvanize a prevenção juntamente com o tratamento.
Os diferentes contextos do paciente também serão abordados no sentido de adequar as práticas clínicas às suas necessidades especificas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação desta unidade curricular (5ECTS) resulta da ponderação de 100% da componente teórica, mediante a realização de teste escrito. A não obtenção de classificação mínima de 10 valores na tipologia teórica remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico.
Componente teórica (T) com ponderação: 100% nota da prova escrita. Os alunos terão orientação (O) e Orientação tutorial (OT) nos horários de atendimento definidos pelo docente e via plataforma Canvas, sobre as temáticas em estudo, de modo continuo durante a avaliação por frequência do semestre.
A classificação mínima de aprovação na UC é de 10 valores. O regime de assistência às aulas é o adotado nas Normativas académicas da UFP e demais normas nacionais em vigor. Para obter a creditação desta unidade curricular o aluno terá de garantir a obtenção dos 2 ECTS previstos no sistema de avaliação descrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia desta unidade curricular inter-relaciona os conceitos e atos profissionais da Medicina Dentária enquadrada, em termos de formação e profissionais, com outras especialidades médicas, respeitando as normas e condutas de boas práticas clínicas e regulamentos de unidades funcionais e organizacionais de saúde locais, como Hospitais públicos ou privados. Aulas teóricas (T; 15 Horas; Uma hora semanal) -destinam-se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados descritos nos conteúdos programáticos da Medicina Dentária Hospitalar, que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências científicas e profissionais nos alunos. Aulas OT (7.5 Horas) Sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar adequadamente bibliografias; desenvolver métodos de pesquisa científica; organizar leituras; exercitar a exposição oral e escrita; aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos no âmbito da Medicina Dentária Hospitalar. Aulas O (7.5 Horas) Sessões livres, no sentido de possibilitar ao aluno o contacto com unidades funcionais, mediante visita guiada, ao Serviço de Medicina Dentária do HE-UFP; Importância da formação integrada e formação contínua no Centro de Anatomia e Cirurgia Experimental (CACE-HE-UFP).
Bibliografia:
1) James W. Little, Donald A. Falace, Craig S. Miller, Nelson L. Rhodus. Dental Management of the Medically Compromised Patient. 9th Edition. Mosby Elsevier. Paperback ISBN: 9780323443555; eBook ISBN: 9780323443845
2) Robert E. Marx, Diane Stern. Oral and Maxillofacial Pathology. Second Edition. Quintessence Publishing Co, Inc. ISBN 978-0-86715-512-9.
3) Paulo Sérgio dos Santos. Medicina Bucal - A Prática na Odontologia Hospitalar. Editora Santos, 2012. ISBN:9788572888929.
4) Crispian Scully. Medical Problems in Dentistry, 7th edition.Churchill Livingstone, 2014.ISBN: 9780702054013
5) Artigos científicos recomendáveis em função dos conteúdos programáticos descritos.
Docente (* Responsável):
Filipa Pinto de Oliveira (fmoliveira@ufp.edu.pt)
Otília Lopes (otilia@ufp.edu.pt)
Pedro Trancoso (ptrancoso@ufp.edu.pt)