Unidade Curricular:Código:
Medicina e Cirurgia Oral I841MCO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolver competências para gerir de forma adequada os recursos farmacológicos em função da natureza da intervenção. Reconhecer condições especiais de saúde e as suas limitações nas abordagens terapêuticas. Diagnosticar inclusões e implicações associadas, elaborando planos de tratamento cirúrgicos, não-cirúrgicos e combinados. Diagnosticar condições clínicas dos tecidos moles e as suas soluções cirúrgicas. Capacitar para a realização de uma correta Anamnese e Exame Físico/ Conhecimento dos Métodos de Diagnóstico em Medicina e Cirurgia Oral/ Conhecimento dos Exames Complementares/ Conhecimento de histopatologia / Reconhecimento de alterações de desenvolvimento maxilo-facial/ Diagnóstico e tratamento das patologias mais frequentes médico-cirúrgicas da cavidade oral
Conteúdos Programáticos:
Farmacologia e Terapeutica em Cirurgia Oral/ Cirurgia Oral em Doentes especiais/ Exodontia Complicada/ Princípios gerais da Inclusão dentária/ 3º Molar Incluso/ Canino Incluso/ Outras Inclusões e Supranumerários/ Cirurgia de tecidos moles. Anamnese e Exame Físico/ Diagnóstico em Medicina Oral/ Alterações de desenvolvimento/ Histopatologia/ Lesões provocadas por agentes físicos, químicos, radioterapia, quimioterapia. Infecções da Mucosa Oral/Infecção HIV/Ulcerações Orais recorrentes.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objectivos da aprendizagem nesta unidade curricular, na medida em que permitem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências clínicas que são exigíveis para todas as actividades em que estão envolvidas a Medicina e a Cirurgia Orais. A prática laboratorial (clínica) orientada possibilita o contacto com situações usuais na prática diária de Medicina Dentária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular estará dividida nas componentes Teórica (15h), Prática Laboratorial (45h), Orientação Tutorial (7,5 h) e Outras (7,5h). Os conhecimentos são ministrados por aulas teóricas (que valem 50% da nota final, ou seja 3 ECTS, com uma nota mínima de aprovação igual ou superior a 10 valores). A parte prática será ministrada em 45 horas, que valem a outra metade da nota (3 ECTS também com valor mínimo de aprovação de 10 valores). A aprovação desta unidade curricular atribui 6 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes avaliadas (T e PL). A componente prática/clínica tem como objetivo pedagógico, para cada discente, a realização de uma cirurgia dentoalveolar e duas consultas de triagem/diagnóstico. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As várias componentes permitirão a aquisição de conhecimentos teóricos dos temas abordados que serão treinados nas Práticas Clínicas. Nas componentes Orientação Tutorial e Outras serão desenvolvidas actividades que permitam aos alunos aprender a usar correctamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica e organizar leituras para permitir o aprofundamento dos conteúdos transmitidos assim como a sua actualização.
Bibliografia:
M. Donado. Cirugía Bucal – Patología y Técnica. Elsevier Masson. 3ª Ed. 2005
M A Pogrel, K E Kahnberg, L Andresson. Essentials of Oral ans Maxillofacial Surgery
Ed. Wiley Blackwell, 2014
J R Hupp, E Ellis III, M R Tucker. Cirurgía Oral Y Maxillofacial- Contemporánea. 5ª Ed. Elsevier españa.2014
Docente (* Responsável):
Abel Salgado (asalgado@ufp.edu.pt)
Alexandra Arcanjo (aarcanjo@ufp.edu.pt)
João Espirito Santo (jesanto@ufp.edu.pt)
João Gião (jgiao@ufp.edu.pt)
Jorge Pereira (jpereira@ufp.edu.pt)
José de Macedo (jmacedo@ufp.edu.pt)
Otília Lopes (otilia@ufp.edu.pt)
Pedro Teixeira Santos (pedrosantos@ufp.edu.pt)
Pedro Trancoso (ptrancoso@ufp.edu.pt)