Unidade Curricular:Código:
Língua inglesa I841ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos com o objectivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais. Consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos. Identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês. Desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas dos alunos, através de uma aprendizagem e gestão autónomas.
Conteúdos Programáticos:
1. Situações socioprofissionais
1.1.Socializar
1.2. Viajar
1.3. Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
2.1. Ambiente Hospitalar
2.2. Corpo Humano
2.3. Problemas de Saúde
2.4. Diálogos Médico-paciente
3. Trabalho de Projeto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde.
É objetivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas compreendem um ensino que envolve ativamente os alunos com o material do curso através de discussões em grupo, resolução de problemas, role-play e aprendizagem em equipa, para adquirir competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler, compreender e produzir mensagens na língua inglesa. Assim, melhorando o desenvolvimento de competências instrumentais, como a capacidade de comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua numa variedade de situações sociais e profissionais, considerando-a também como um meio privilegiado de acesso ao conhecimento em geral. A metodologia de aprendizagem ativa, com ênfase em questões práticas, visa envolver os alunos em contextos comunicacionais e sociais simulados, proporcionando-lhes assim a experiência de recolher, identificar e interpretar ativamente informação relevante para esses contextos. Avaliação: contínua ou por exame final (uma prova escrita e uma apresentação oral, 50% cada da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz.
Bibliografia:
Cobuild English Grammar. 4th Ed. (2017). Glasgow, Harper Collins Publishers.
Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge, Cambridge University Press.
Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine – 3rd Edition. Cambridge, Cambridge University Press.
Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford, Oxford University Press.
Murphy, R. (2019). English Grammar In Use Book With Answers And Interactive Ebook. A Self-Study Reference And Practice Book For Intermediate Learners Of English. Cambridge, Cambridge University Press.
Redman, S. (2017). English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge, Cambridge University Pres
Docente (* Responsável):
Fátima Silva (fsilva@ufp.edu.pt)
Paula Reis (prk@ufp.edu.pt)