Unidade Curricular: | Código: | ||
Higiene, Cariologia e Cuidados Primários | 841HCCP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Identificar os principais momentos de evolução da Saúde Pública e integrar o conceito de Cuidados de Saúde Primários. Identificar e reconhecer a patologia cárie e erosão, como entidades patológica, epidemiológica e clínica. Reconhecer o processo de desmineralização e remineralização dos tecidos dentários duros. Adquirir competências particularmente quanto às evidências atuais sobre etiologia, fatores e indicadores de risco, patogénese, fisiopatologia, fatores de modelação que envolvem o hospedeiro e o biofilme nas principais desordens dos tecidos dentários duros. Adquirir conhecimentos relativamente à deteção de lesões e epidemiologia das desordens dos tecidos duros. Identificar os principais mecanismos de controlo químico e mecânico dos biofilmes orais e sua relação com a saúde oral. Conhecimento de métodos e técnicas preventivas e terapêuticas de contenção de lesões de cárie e erosão. Adquirir conceitos básicos de higiene biossegurança e controlo de infeção em Medicina Dentária. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução à Saúde Pública. Evolução das principais medidas de prevenção das doenças. Conceitos sobre desenvolvimento das estruturas orais e dentárias. Características e composição da saliva. Eventos bioquímicos no biofilme relacionados com a cárie e outras desordens dos tecidos dentários duros. Etiologia, patogénese e fatores modificadores da cárie e da erosão dentária. Processo dinâmico de desmineralização e remineralização dentária. Suscetibilidade e resposta do hospedeiro às desordens dos tecidos dentários duros. Interferência da dieta e nutrição. Estratégias e métodos preventivos das principais doenças orais: agentes antimicrobianos e remineralizantes. Controlo químico e mecânico dos biofilmes orais. Selantes de fissuras. Epidemiologia das desordens dos tecidos duros dentários e diagnóstico epidemiológico. Cárie precoce de infância. Princípios fundamentais da avaliação e deteção do risco de cárie dentária. Higiene biossegurança e controlo de infeção em Medicina Dentária. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade Letiva I-Teórica e Outras(2 ECTS):Desenvolvimento das estruturas orais.Características e composição da saliva.Eventos bioquímicos na saliva e no biofilme.Etiologia, patogénese e fatores modificadores das desordens dos tecidos dentários duros.Desmineralização e remineralização.Suscetibilidade e resposta do hospedeiro.Diagnóstico clínico e epidemiologia da cárie dentária.Unidade Letiva II-Teórica-prática e Orientação Tutorial(3 ECTS):Evolução das principais medidas de prevenção das doenças e marcos históricos da saúde pública.Intervenção em Saúde Pública Oral e em Medicina Dentária Preventiva e Comunitária.Agentes antibacterianos e remineralizantes na prevenção das desordens dos tecidos duros.Selantes de fissuras: evidência e protocolos de aplicação.Características e indicações terapêuticas dos dentífricos.Instrumentos de higiene oral e técnicas de escovagem dentária.Risco biológico e princípios da limitação e propagação de microrganismos no ambiente do consultório de MD. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A UC estará dividida nas componentes Teórica 15h, Teórico-prática: 30h Orientação Tutorial 7,5h e Outros 7,5h. O sistema de avaliação contínua compreende à realização de 1 teste escrito para a avaliação dos conhecimentos adquiridos sobre os conteúdos teóricos (40%) e teórico-práticos (60%) lecionados durante o semestre. A classificação mínima de aprovação por avaliação contínua será de 9,5 valores. A não obtenção de classificação mínima de 9,5 V no teste escrito remete o aluno para exame de fim de semestre em data a ser fixada no cronograma académico. A distribuição de créditos é de 5 ECTS. As competências a atingir em cariologia correspondem a 2 ECTS (40%) e em higiene e cuidados primários: 3 ECTS (60%). O regime de assistência às aulas é o adotado no Regulamento Pedagógico em vigor. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas (T; 15 horas; 1 hora semanal) destinam-se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados fundamentados nos conteúdos programáticos que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências científicas, no âmbito da cariologia, em particular das patologias dos tecidos dentários duros, e futuramente competências profissionais nos alunos;As aulas teórico-práticas (TP; 30 horas; 2 horas semanais) pretendem desenvolver por método expositivo e ilustrativo um conjunto de conhecimentos, enquadrados com atividades práticas que permitam identificar os diferentes dispositivos e compostos disponíveis para o controlo da higiene oral, bem como, capacitar o aluno para a mais adequada decisão sobre a prescrição clínica dos mesmos. Capacitar os alunos para a compreensão e execução de procedimentos básicos no âmbito da medicina dentária preventiva.As aulas de Orientação tutorial (OT; 7.5 horas) consistem em sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As outras (O; 7.5 horas) sessões, são livres, e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer metodologias de apresentação científica dos resultados de pesquisa que efetua no âmbito da Unidade curricular | |||
Bibliografia: | |||
Harris, N. et al. Primary Preventive Dentistry. Person Health Science, 7thEdition. 2009.New Jersey. Mason, J. Concepts of Dental Public Health. Williams &Walkings Ed. 2004. Oxford.Pine CM., Harris, R. Community Oral Health. Ed. Quintessence, 2007. London. Wilkins, EM. Clinical Practice of the Dental Hygienist. Lippincott Williams & Walkings Ed. 9th ed. 2016. Oxford. Williams R. et al. An evaluation of a school-based dental sealant programme. In J Dent Hyg. 2018;16(2):e65-e72. Wright JT. et al. Evidence-based Clinical Practice Guideline for the Use of Pit-and-Fissure Sealants. AAPD, ADA. Pediatr Dent 2016;38(5):E120-E36. Fejerskov O. and Nyvad B. Dental caries: The disease and its clinical management. Edwina Kidd, 2015. Wiley-Blackwell. Andersen P. et al. A European Core Curriculum in Cariology: the knowledge base. Eur J Dent Educ.(2011):18–22. Splieth, C. Innovations in Preventive Dentistry; QUINTESSENCE ed, 2021 |