Unidade Curricular:Código:
Endodontia I841END1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Capacitar os alunos para a obtenção dos conhecimentos suficientes para a execução do protocolo clínico do tratamento endodôntico não-cirúrgico.
Conteúdos Programáticos:
Revisão da Anatomia Dentária e da Morfologia Pulpar: dentes monocanalares e pluricanalares.
Conceito de Tratamento Endodôntico Não-Cirúrgico (TENC). Fases Tratamento endodôntico não cirúrgico.
Cavidade de acesso (CA): conceito, relevância e normas de execução. CA em dentes monocanales.
Instrumental endodôntico - organização da mesa de trabalho.
Comprimento de Trabalho (CT): Método radiográfico.
Instrumentação - conceito, relevância e técnicas usadas (princípios gerais).
TENC: técnica manual de Roane, “crown-down” e “step-back”. Calibragem apical.
Obturação - conceito, relevância e técnicas usadas. Técnica de Condensação Lateral.
Radiologia em Endodontia – revisão de técnicas, identificação de estruturas normais e patológicas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Endodontia I pretende dotar o aluno de conhecimentos e capacidade quanto à abordagem e correta execução do Tratamento Endodôntico Não-Cirúrgico. Para tal a componente teórica aborda fundamentalmente o protocolo do tratamento endodôntico assim como os conceitos inerentes à anatomia, morfologia e fisiologia dentária e do sistema de canais radiculares. Nesta unidade, a componente práctica orientada possibilita o contacto com dentes anteriores e pré-molares (por serem dentes monocanalares) e suas características anatómicas próprias.
É orientada a pesquisa e a seleção de bibliografia científica adequada no âmbito dos temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando assim a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para a elaboração de trabalhos de investigação e apresentações científicas no âmbito da endodontia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 60% da componente teórico (T) e de 40% da componente práctica e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor. A não obtenção de classificação mínima de 9,5 valores na componente teórica - 1 exame escrito - remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. A classificação mínima de aprovação da avaliação da prática (como mínimos obrigatórios, 2 trabalhos pré-clínicos) é de 9,5 valores. O aluno com classificacão inferior a 9,5 valores na componente práctica é declarado “não aprovado”, tendo de renovar a inscrição a esta componente no ano letivo seguinte.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas privilegiam os métodos expositivo e participativo, com vista a uma interrelação de conteúdos das ciências da cariologia e da endodontia. Privilegia-se a pesquisa bibliográfica sobre a atualidade dos conteúdos expostos, sobretudo quanto a ensaios in vitro e in vivo, e restantes evidências da literatura sobre os mesmos. Nas aulas práticas predomina o método demonstrativo e prática pelos alunos, quanto à execução do tratamento endodôntico não-cirúrgico
Bibliografia:
Cohen S, Burns RC. Pathways of the Pulp. 11ª ed. Mosby, Inc., 2011
Ingle JL. Endodontics. 6ª ed. Lea e Febiger, 2008
Gutmann JL, Dumsha TC, Lovdahl PE, Hovland EJ. Problem solving in Endodontics. 5ª ed. Mosby, Inc.. 2011
European Society of Endodontology (2006), Quality guidelines for endodontic treatment: consensus report of the European Society of Endodontology. International Endodontic Journal, 39: 921–930. doi: 10.1111/j.1365-2591.2006.01180.x
International Journal of Endodontics
Journal of Endodontics
Docente (* Responsável):
Ana Teles (anateles@ufp.edu.pt)
Duarte Guimarães (duarteg@ufp.edu.pt)
Luis Miguel Reis Martins (lmartins@ufp.edu.pt)
Márcia Cascão (mfcascao@ufp.edu.pt)
Miguel Albuquerque Matos (msmatos@ufp.edu.pt)
Natália Vasconcelos (nvasc@ufp.edu.pt)
Ricardo Esteves (resteves@ufp.edu.pt)