Unidade Curricular:Código:
Endodontia I841END1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Capacitar os alunos para a obtenção dos conhecimentos suficientes para a execução do protocolo clínico do tratamento endodôntico não-cirúrgico.
Conteúdos Programáticos:
Revisão da Anatomia Dentária e da Morfologia Pulpar. Tratamento Endodôntico Não-Cirúrgico (TENC): conceito e Fases. Instrumental endodôntico - organização da mesa de trabalho. Cavidade de acesso (CA): conceito, relevância e normas de execução. CA em dentes monocanales. Comprimento de Trabalho (CT): Método radiográfico. Conceito de permeabilidade apical.
Instrumentação - conceito, relevância e técnicas usadas (princípios gerais).
Seque^ncia da preparac¸a~o canalar: divisão em terços. Instrumentação manual dos canais radiculares: Técnica de Roane, “Crown-Down” e “Step-Back”.
Calibragem apical. Pré-requisitos de forma e de limpeza para a obturação.
Obturação – conceito, relevância e protocolo clínico da Técnica de Condensação Lateral.
Radiologia em Endodontia – revisão de técnicas, identificação de estruturas normais e patológicas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Endodontia I pretende dotar o aluno de conhecimentos e capacidade quanto à abordagem e correta execução do Tratamento Endodôntico Não-Cirúrgico. Para tal, a componente teórica aborda fundamentalmente o protocolo do tratamento endodôntico assim como os conceitos inerentes à anatomia, morfologia e fisiologia dentária e do sistema de canais radiculares. Nesta unidade, a componente práctica orientada possibilita a execução do TENC em dentes anteriores e pré-molares (por serem dentes monocanalares).
É orientada a pesquisa e a seleção de bibliografia científica adequada no âmbito dos temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando assim a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 60% da componente teórico (T) e de 40% da componente práctica e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor. A não obtenção de classificação mínima de 9,5 valores na componente teórica remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. A classificação mínima de aprovação da avaliação da prática será de 9,5 valores. O aluno com classificac¸a~o inferior a 9,5 valores na componente pra´ctica é declarado “na~o aprovado”.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas privilegiam os métodos expositivo e participativo, com vista a uma interrelação de conteúdos das ciências da anatomia, radiologia, cariologia e da endodontia. Privilegia-se a pesquisa bibliográfica sobre a atualidade dos conteúdos expostos, sobretudo quanto a ensaios in vitro e in vivo, e restantes evidências da literatura sobre os mesmos. Nas aulas práticas predomina o método demonstrativo e prática pelos alunos, quanto à execução do tratamento endodôntico não-cirúrgico.
Bibliografia:
Cohen S, Burns RC. Pathways of the Pulp. 11ª ed. Mosby, Inc., 2011
Ingle JL. Endodontics. 6ª ed. Lea e Febiger, 2008
Gutmann JL, Dumsha TC, Lovdahl PE, Hovland EJ. Problem solving in Endodontics. 5ª ed. Mosby, Inc.. 2011
European Society of Endodontology (2006), Quality guidelines for endodontic treatment: consensus report of the European Society of Endodontology. International Endodontic Journal, 39: 921–930. doi: 10.1111/j.1365-2591.2006.01180.x
Siqueira JF Jr. Treatment of endodontic infections. 1st ed. London: Quintessence Publishing, 2011
Artigos científicos recomendáveis em função dos conteúdos programáticos.
Docente (* Responsável):
Alexandra Martins (alexmar@ufp.edu.pt)
Ana Teles (anateles@ufp.edu.pt)
Duarte Guimarães (duarteg@ufp.edu.pt)
Luis Miguel Reis Martins (lmartins@ufp.edu.pt)
Márcia Cascão (mfcascao@ufp.edu.pt)
Miguel Albuquerque Matos (msmatos@ufp.edu.pt)
Natália Vasconcelos (nvasc@ufp.edu.pt)
Ricardo Esteves (resteves@ufp.edu.pt)