Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada I841CIT1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Adquirir conhecimentos e permitir o desenvolvimento de competências que permita aos alunos avaliar a informação recolhida do paciente e ser capaz de dar resposta clínica, com postura e meios de comunicação adequados nas áreas da medicina dentária de conservação, cirurgia oral, periodontia, imagiologia, farmacologia, bem como proporcionar um suporte científico para a compreensão das técnicas e materiais, simples e avançadas, fundamentais para o diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, sempre com orientação do docente. Nesta UC pretende-se que o aluno consiga elaborar exames clínicos e recorrer a meios auxiliares de diagnóstico, sendo capaz, de elaborar um diagnóstico e planear as prioridades de tratamento terapêutico e profilático nas diferentes áreas.
Conteúdos Programáticos:
Fissuras e Fraturas Dentárias
Prescrição medicamentosa: regras práticas dos diversos métodos
RGPD na prática clínica diária
Deficiências nutricionais com manifestações orais
Circuito do medicamento e dos dispositivos médicos
Estabelecimento de critérios para planificar tratamentos fisioterápicos em medicina dentária
Medicina Dentária versus Terapia da fala
Harmonização facial - Limites de intervenção do médico dentista
Conhecimentos básicos sobre técnicas fotográficas mais utilizadas em Medicina dentária
Ergonomia em Medicina Dentária
Antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos
Antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos/Guidelines de prescrição
Ansiedade no consultório Médico Dentário
Burnout em Medicina Dentária
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórica (T; Uma hora semanal; Total: 15h): Abordagem de temas teóricos nas áreas de endodontia, cirurgia oral, ortodontia, imagiologia, farmacologia (antibióticos e anti-inflamatórios), regulamento geral de proteção de dados e ciclo de desinfeção dos instrumentos. Prática Laboratorial (PL; seis horas semanais em ambiente clínico; Total: 90h): Atendimento de pacientes no âmbito da clínica integrada I, em ambiente clínico. Orientação tutorial (OT; 7.5 horas)+Outras sessões (O; 7.5 horas): Pesquisa orientada para casos clínicos. É incentivada a orientação, pesquisa e a seleção bibliografia científica adequada no âmbito dos temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando assim a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para a elaboração de trabalhos de investigação e apresentações científicas no âmbito da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação resulta da ponderação de 20% da componente teórica (T) e de 80% da componente prática laboratorial (PL) em clínica e será efetuada de acordo com a normativa académica. O regime de avaliação da componente (T) compreende a realização de uma prova escrita de acordo com o programa. A classificação mínima de aprovação na prova escrita será de 10 valores. A não obtenção de classificação mínima na prova escrita remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. A avaliação prática laboratorial (PL) em clínica inclui assiduidade (90%), pontualidade e postura no atendimento ao paciente, competências científicas, técnicas e relacionais, qualidade do trabalho clínico, organização e limpeza do espaço de trabalho. O regime de assistência às aulas é o adotado na normativa académica em vigor. Para obter a creditação o aluno terá de garantir a obtenção de 6 ECTS previstos, cumprindo o descrito na avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas teóricas (T; 15 Horas; Uma hora semanal) - destinam-se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados descritos nos conteúdos programáticos da clínica integrada I que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências científicas e profissionais nos alunos. Aulas práticas laboratoriais (PL; 90 Horas; seis horas semanais) - Sessões realizadas na clínica semanalmente, onde será efetuado atendimento de pacientes pelos alunos, que serão supervisionados e monitorizados pelos docentes responsáveis. Serão efetuados diagnósticos e tratamentos, nas áreas de dentística, cirurgia, endodontia e periodontia, conforme os protocolos e normas de boas práticas clínicas, para desenvolvimento de competências terapêuticas e o aperfeiçoamento de diversas técnicas operatórias, promovendo o atendimento clínico de pacientes com postura, qualidade e segurança. Aulas OT (7.5 Horas): Sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir atingir os seguintes objetivos: usar corretamente bibliografias; desenvolver métodos de pesquisa científica para suporte de casos observados na prática clínica da UC. Aulas O (7.5 Horas): Sessões livres, no sentido de possibilitar ao aluno usar corretamente meios de diagnóstico auxiliares (ex. Fotografia, imagiologia) e dispositivos médicos com aplicabilidade clínica no âmbito da clínica integrada I.
Bibliografia:
1. Cohen’s Pathways of the Pulp” Eleventh Edition, Elsevier, Pag 793- 815; 2. Antibióticos, autor J.C.Sousa e cols. Ed. U.F.Pessoa; 3. Goodman and Gilman - The pharmacological basis of therapeutics - 13ª edição; 4. Susanibar, F. et al. (2016). Motricidad Orofacial - fundamentos basados en evidencia - volumen 2. Madrid Editorial EOS; 5. Hokwerda O, Ruijter R, Shaw S. Adopting a healthy sitting working posture during patient treatment. 1ªe.d. Groningen, NL; 2006; 6. REGIS FILHO, Gilsée Ivan et al. Ergonomia aplicada à Odontologia:as doenças de caráter ocupacional e o cirurgião-dentista. Curitiba:DTI, 2007; 7. Biasotto-Gonzalez, DA. (2005). Abordagem Interdisciplinar das disfunções temporomandibulares. São Paulo. Editora Manole; 8. Insel P., Ross D., Bernstein M. (eds.). Nutrition. Jones and Bartlett Publishers, 2018 (6th edition); 9. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. W. M. (2014). Gray´s Anatomy for students, 3nd edition. Elsevier.
Docente (* Responsável):
Alexandra Arcanjo (aarcanjo@ufp.edu.pt)
Alexandra Martins (alexmar@ufp.edu.pt)
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt)
Beatriz Monteiro (beatrizm@ufp.edu.pt)
Duarte Guimarães (duarteg@ufp.edu.pt)
Filipa Pinto de Oliveira (fmoliveira@ufp.edu.pt)
Helena Neves (hneves@ufp.edu.pt)
João Carlos Sousa (jcsousa@ufp.edu.pt)
Jorge Augusto Pereira (jorgepereira@ufp.edu.pt)
Jorge Pereira (jpereira@ufp.edu.pt)
José de Macedo (jmacedo@ufp.edu.pt)
José Frias Bulhosa (jfrias@ufp.edu.pt)
Liliana Costa (lilianac@ufp.edu.pt)
Maria João Begonha (mbegonha@ufp.edu.pt)
Mariana Cervaens (cervaens@ufp.edu.pt)
Miguel Albuquerque Matos (msmatos@ufp.edu.pt)
Natália Vasconcelos (nvasc@ufp.edu.pt)
Otília Lopes (otilia@ufp.edu.pt)
Paulo Araújo (pauloaraujo@ufp.edu.pt)
Pedro Barata (pbarata@ufp.edu.pt)
Pedro Teixeira Santos (pedrosantos@ufp.edu.pt)
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)
Tiago Reis (tiagofaria@ufp.edu.pt)
Vanda Urzal (vandaurzal@ufp.edu.pt)
Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt)