Unidade Curricular:Código:
Biologia Molecular e Celular841BMC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta Unidade Curricular explora as estruturas básicas e os processos fundamentais da vida a nível molecular e celular. A nível dos conhecimentos visa a compreensão do funcionamento dinâmico da célula sublinhando a importância de relações estrutura-função e de interações moleculares na saúde e na doença. Esta aprendizagem confere aptidões científicas genéricas, designadamente no âmbito da (i) Execução de técnicas analíticas básicas para a identificação de moléculas, processos celulares ou estruturas celuares, (ii) Seleção, interpretação, validação e comunicação de informação técnico-científica, e (iii) Atualização contínua e autónoma dos conhecimentos. Globalmente, o processo de aprendizagem confere competências para o futuro profissional reconhecer e entender o papel da célula na saúde e na doença em áreas de intervenção clínica ou de investigação.
Conteúdos Programáticos:
Componente teórica: Perspetiva histórica, Matriz dos sistemas biológicos (célula e água), Biomembranas (composição, organização estrutural e função), Transporte transmembranar e não transmembranar, Compartimentos associados à membrana plasmática (citoesqueleto, matriz extracelular e especializações de superfície), Organelos celulares (ultraestrutura, biogénese e fisiopatologia), Proteostase, Biosssinalização (tipos e mecanismos), Proliferação, senescência celular e morte celular. Componente prática: Microscopia ótica, micrometria e técnicas de contraste, Preparações extemporâneas de tecidos vegetais e animais, e de células procarióticas (estudo morfológico e estrutural), Proteínas (isolamento, análise qualitativa, processo de desnaturação e estudos de estrutura-função), Fracionamento celular, Permeabilidade de biomembranas, Ciclo celular (mitose).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A componente teórica aprofunda a ultra-estrutura e a interligação/interdependência funcional entre compartimentos celulares, explorando processos básicos (e.g. expressão génica/biossíntese/folding/tráfego/função de proteínas) e a complexidade das interações moleculares para a homeostasia celular. A sua importância é ilustrada com doenças organelares causadas pela perda de função de proteínas específicas. Deste modo, os conteúdos não só promovem uma compreensão integrada sobre a fisiopatologia celular, como também permitem compreender a génese das estratégias moleculares de diagnóstico ou tratamento. A componente prática é focada na resolução de problemas, essencialmente através de uma abordagem experimental, e no desenvolvimento do hábito de pesquisa bibliográfica, em articulação com os conteúdos da componente teórica. Deste modo, a execução do programa irá produzir os resultados pretendidos em termos de aprendizagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórica: compreende aulas teóricas e a aprovação é certificada através da realização de 2 testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação na nota final, 80%) com inclusão de uma questão aberta direcionada para o domínio de atuação do futuro profissional. A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame. O exame tem a duração de 2 horas e incide sobre a totalidade do programa. Componente prática: integra aulas práticas e aulas prático-laboratorias. A aprovação é certificada através da realização de 2 testes escritos (ponderação 50%), classificação de, pelo menos, 10/20 valores para aprovação (ponderação na nota final, 20%). Material didático e artigos científicos, ou outros de utilização livre, estarão disponíveis através do canvas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Componente teórica: Esta componente é desenvolvida a partir da exposição descritiva e integrada dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes ao programa teórico. A sua progressão ocorre de forma articulada com o material didático e a bibliografia. Em vários momentos é efetuada a síntese e integração de aspetos fulcrais do programa envolvendo o aluno nas atividades de resolução de problemas específicos. Para a aquisição dos conhecimentos são aplicadas metodologias de ensino diretas e indiretas uma vez que a sua aplicação simultânea agiliza os processos de compreensão e autoaprendizagem. Componente prática: A aprendizagem é baseada na resolução de problemas práticos recorrendo a uma abordagem experimental ou teórica-prática. A autoaprendizagem é estimulada de forma contínua ao longo do semestre através da preparação prévia semanal das atividades experimentais, conjuntamente com a resolução de problemas práticos para promover o processo de integração dos conceitos. Material didático, incluindo material de ensino assistido por computador e textos de apoio (e.g. Manual Teórico com o enquadramento da informação científica, os objetivos específicos de cada módulo do programa e exercícios resolvidos, e Manual Prático-Laboratorial, com a informação técnico-científica e questões para análise crítica e discussão), e artigos científicos ou outros de utilização livre, são disponibilizados ao aluno através da plataforma institucional canvas. Adicionalmente às horas de contacto, o processo de aprendizagem poderá ser complementado presencialmente, durante o horário de atendimento do docente, ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/canvas). A utilização desses recursos informáticos é, também, um importante contributo para a promoção e estímulo do processo de autoaprendizagem.
Bibliografia:
1.Quintas A., Freire A.P., Halpern M.J. – Bioquímica: Organização molecular da vida/Lidel, 2008.
2. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P. Molecular Biology of the Cell. Garland Science, 5th Edition, 2014. ISBN: 9780815344322. (existe a 4ª edição, 2002)
3. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Martin KC, Yaffe M. Molecular Cell Biology. WH Freeman, 9th Edition, 2021. ISBN: 9781319208523. (existe a 3ª edição, 1995, e a 4ª edição, 2000)
4. Cooper GM. The Cell, a Molecular Approach. Sinauer Associates, 8th Edition, 2018. ISBN-10:1605357073; ISBN-13:978-1605357072
5. Sunkel CE, Azevedo C. - Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010)
6. Ribeiro MG – Biologia molecular e celular: manual de apoio à componente teórica, 2020.
7. Castro A, Castro R, Coelho MJ, Ribeiro MG – Biologia Molecular e Celular: manual de trabalhos laboratoriais, 2014.