Unidade Curricular: | Código: | ||
Bioestatística | 841BEST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Bioestatística, propõe-se introduzir e desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes/situações realistas para ilustrar os conceitos, e desenvolver o espírito crítico e de análise dos resultados obtidos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos estatísticos básicos. Estatística descritiva: classificação de variáveis, distibuições de frequência, medidas de tendência central, de partição, de dispersão, de assimetria e de curtose. Correlação e Regressão linear. Variáveis aleatórias discretas e contínuas, função massa de probabilidade, densidade de probabilidade e de distribuição. Algumas distribuições de probabilidade teóricas para v.a. discretas e contínuas. Estimação por intervalo de confiança: valor médio, variância, proporção populacional, RR e OR. Dimensionamento de amostras. Ensaios de hipóteses paramétricos e não paramétricos: procedimento envolvido em ensaios de hipóteses, análise de erros, testes mais comuns. Leitura crítica de artigos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A bioestatística funciona como ferramenta auxiliar da investigação científica em saúde; Os conteúdos programáticos selecionados são os de análise de dados base exploratória e de inferência de qualquer investigação quantitativa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação periódica com 2 testes. A avaliação final desta unidade curricular será expressa através de uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 com a ponderação de 50% para cada prova. A falta de comparência a uma prova de avaliação implica a não atribuição dos ECTS da unidade curricular, ie, a ida a exame. A percentagem mínima de frequência nas aulas teóricas e teórico-práticas desta unidade curricular é a mínima exigida segundo o regime das horas de contacto de ensino que constam do Regulamento Pedagógico em vigor na UFP. As datas das provas de avaliação serão marcadas no início do semestre. Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 9,5 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas privilegiam os métodos activos e participativos, com vista a uma aplicação prática crítica dos conteúdos abordados nas aulas. A leitura crítica de artigos, com foco na secção de materiais e métodos e na de resultados, permite perceber como se escreve sobre os métodos de análise de dados e como se vê o resultado desses métodos através dos indicadores estatísticos obtidos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] DANIEL, WW; Cross, CL. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 10th ed., John Wiley and Sons, 2013. [2] DAWSON, B; Trapp, RG. Basic & Clinical Biostatistics, 4th ed., McGraw-Hill, 2004. [DAWSON, B; Trapp, RG. Bioestatística Básica e Clínica, 3ª ed., McGraw-Hill, 2003.] [3] Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística Descodificada. 2ª edição, LIDEL, 2014. [4] Loura, LCC, Martins, MEG, Dossiê XIII - Estatística Descritiva com Excel - Complementos, ALEA - Instituto Nacional de Estatística, 2012. http://www.alea.pt/html/statofic/html/dossier/doc/dossie13a.pdf | |||
Docente (* Responsável): | |||
Catarina Lemos (clemos@ufp.edu.pt) Conceição Manso (cmanso@ufp.edu.pt) |