Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomia I | 841ANA1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O ensino/ aprendizagem de Anatomia Humana é estrutural num curso da área médica, alicerce fundamental para uma melhor compreensão das Unidades Curriculares profissionalizantes. Fornece as bases do raciocínio médico, promotor do desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição e adopção de terminologia anatómica e médica conveniente. Esta Unidade Curricular tem por objectivo a transmissão e consequentemente a aquisição de conhecimentos sólidos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais. O aluno deverá ser capaz de pronunciar e definir os termos anatómicos usados. Deverá ainda ser capaz de descrever anatomicamente, localizar e relacionar estruturas anatómicas relacionadas com os capítulos: Introdução à Anatomia Humana, Osteologia Geral, Artrologia Geral e Miologia Geral. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução ao estudo da Anatomia Humana História da anatomia Divisões da anatomia Terminologia anatómica Posição e Planos anatómicos Termos de relação e comparação Termos de lateralidade e termos de movimento "Osteologia Geral" Anatomia humana geral da locomoção e introdução ao estudo da osteologia Características gerais do esqueleto humano O osso e a cartilagem Osteologia do esqueleto axial e apendicular "Artrologia Geral" Introdução ao estudo da artrologia Classificação das articulações (estrutural / funcional/ biomecânica) Movimentos e eixos de movimento As articulações da cabeça e da coluna vertebral As articulações do tórax As articulações dos membros superiores e inferiores "Miologia Geral" Introdução ao estudo da miologia Origem e inserção, forma geral e acções dos músculos esqueléticos Miologia da cabeça e do pescoço Miologia do dorso , toráx e abdómen Miologia dos membros superiores e inferiores | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As aulas destinam-se a permitir aos alunos adquirir conhecimentos básicos no domínio da Anatomia. Para a obtenção de conhecimentos sólidos e extensos de Anatomia Humana e de acordo com os conteúdos programáticos entendeu-se ser mais eficiente iniciar o programa pela Introdução ao Estudo da Anatomia Humana, onde se pretende a aquisição de conhecimentos referentes à história da Anatomia e terminologia anatómica, passando pela interiorização de definições e conceitos estruturais para o cumprimento dos objectivos propostos. O Sistema Locomotor será apresentado em 3 capítulos: Osteologia geral, Artrologia Geral e Miologia Geral. Inicia-se com o estudo das estruturas esqueléticas de suporte e articulações-parte passiva do Sistema Locomotor, seguindo-se o estudo dos meios activos- estruturas musculares. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A componente teórica (CT) e teórico-prática (CTP) consiste em aulas expositivas de 50 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas. A componente prática (CP), estruturada em articulação com a componente teórica consiste em aulas semanais de 110 minutos. Consta em ensino tutorial aberto à participação dos alunos e trabalho laboratorial com modelos anatómicos. A avaliação de cada componente é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula. Consiste ainda em 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos. A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos aprovam com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores na CP repetem a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte. Os alunos com nota inferior a 10 valores na CT e CTP terão acesso ao exame final da Unidade Curricular. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A CT desenvolve os capítulos: Introdução à Anatomia Humana, Osteologia Geral, Artrologia Geral e Miologia Geral. Nas sessões teóricas e teórico-práticas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos os conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais será privilegiada. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A organização geral da unidade curricular (distribuição de conteúdos programáticos, orientação pedagógica e monitorização de objetivos e qualidade ) é da responsabilidade da Prof. Doutora Augusta Silveira. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. A avaliação contínua da CT terá em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno e a sua atitude em sala de aula. Consta ainda de 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos cuja prova é composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falsos e perguntas abertas. A nota final terá em conta todos os parâmetros de avaliação, e será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão acesso ao exame final da Unidade Curricular, realizado em data a definir pela Universidade na época destacada para esse fim. A CP desenvolve os capítulos: Introdução à Anatomia Humana, Osteologia Geral, Artrologia Geral e Miologia Geral. Atendendo às características próprias da disciplina, os alunos, serão incentivados a desenvolverem um tipo de estudo contínuo ( livros de texto e atlas de anatomia e uso de modelos anatómicos disponíveis nos laboratórios Universidade Fernando Pessoa) de forma a estimular a auto- aprendizagem. A avaliação contínua da CP decorrerá semanalmente sendo solicitado ao aluno a exposição de temas já lecionados e de acordo com o sumário previsto para a aula. Será tida em consideração a assiduidade e a pontualidade, a sua motivação e empenho e a sua capacidade de dinamização. Os estudantes são incentivados a expor oralmente tópicos do programa. As exposições orais têm também o objetivo de promover o estudo contínuo e desenvolver a capacidade de comunicação. Haverá 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos em formato de gincana, para identificação de estruturas anatómicas em imagens e modelos anatómicos. A nota final será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota inferior a 10 valores terão de repetir a CP da unidade curricular no ano lectivo seguinte. | |||
Bibliografia: | |||
Stranding, S. (2020). Gray’s Anatomy, 42 th edition , Elsevier. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. (2019). Gray´s Anatomy for students, 4nd edition. Elsevier. Pina,J. A. E. (2017) Anatomia Humana Da Locomoção, 5ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda. Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2018) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 24th edition, Elsevier Netter,F.H. (2018) Atlas of Human Anatomy , 7th edition, Elsevier. Vanputte, C.; Regan, J.; Russo, A.; Seeley, R. (2020) Seeley’s anatomy & phisiology. 12th edition, McGraw-Hill. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt) Inês Guimarães (inesg@ufp.edu.pt) Inês Stocker (istocker@ufp.edu.pt) Rui Rua (ruirua@ufp.edu.pt) |