Unidade Curricular:Código:
Tecnologias de Informação ao Serviço dos Idosos 1006TISI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objetivo da disciplina é introduzir e desenvolver o conhecimento de técnicas de apresentação e ensino das TIC ao idoso, apresentando exemplos relevantes, para ilustrar como alcançar a integração social plena do idoso em termos das TIC.
Conteúdos Programáticos:
Desafio e barreiras às TIC na terceira idade; A melhoria na qualidade de vida dos idosos devido a TIC; O combate ao isolamento e à comunicação ao exterior; A importância do idoso ativo e da sua integração social; Os contributos para a satisfação pessoal e o sentido de autonomia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa abordam de que forma o idoso poderá utilizar as TIC para adquirir um sentido de autonomia que o auxiliará a atingir a plena integração social, no que a estas tecnologias diz respeito.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a compreensão global das TIC.
O método de avaliação compreende duas componentes: Teste e desempenho do aluno: assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na aplicação prática dos conceitos subjacentes à apresentação das TIC aos idosos, para que a integração social destes contribua para um sentido de autonomia.
Bibliografia:
Serrão, D. (2010) Tecnologias da informação e exercício da Medicina. Na Academia das Ciências. Pags 165-173. Edição do Autor. Serrão, D. (2010) Aracheobiologia e epigenese. Na Academia das Ciências. Pags187-196. Edição do Autor.
Sites: www.sociadgest.pt, www.dgs.pt, www. planacid.pt, www.seg-social.pt
Viana de Freitas, et al (2006)- Tratado de geriatria e gerontologia. 2º ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.
Docente (* Responsável):
Fernando Bandeira (fband@ufp.edu.pt)