Unidade Curricular: | Código: | ||
Tecnologias de Informação ao Serviço dos Idosos | 1006TISI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: Identificar as barreiras à utilização da tecnologia pelos idosos e definir estratégias para ultrapassá-las. Identificar as tecnologias assistivas mais importantes, a sua utilização por idosos. Dominar os princípios da androgenia aplicados à formação em tecnologias. Compreender o meio ambiente tecnológico e o quotidiano das populações idosas (cidades inteligentes). Construir e aplicar um inquérito para identificar tendências tecnológicas e o seu uso pelos idosos. Estar conscientes que com envelhecimento da população o novo paradigma sénior emerge: o envelhecimento, para os quais os alunos devem desenvolver estratégias concomitantes com estratégias de realização de julgamento/tomada de decisões em contexto com as TIC´s. Por fim os alunos devem exercitar o seu potencial de comunicação com as diferentes partes interessadas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Barreira à utilização de tecnologias por idoso Limitações físicas Desenho e desenvolvimento de aparelhos e hardware Exclusão digital Exclusão pelo conhecimento Barreiras à aprendizagem 2 ITC e qualidade de vida dos Idosos (tecnologias assistivas) Conceito de tecnologia assistiva Objectivos da tecnologia assistiva Implementação da tecnologia assistiva 3 Andragogia ensino de TICs a idosos O conceito de andragogia Os 6 princípios explicam as motivações idosos para estudar. Requisitos de programas de aprendizagem andragógicos. 4 As cidades inteligentes e qualidade de vida dos idosos Eficiência urbana Qualidade de vida Serviços Inovadores Mobilidade, acessibilidade e inclusão Controles inteligentes Aplicações móveis georreferenciadas Informação local e resposta em tempo real 5 Idoso activo e uso de tecnologias Construção de um inquérito e respectiva recolha, tratamento e análise de dados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina visa dotar os alunos de capacidade de interrogar e identificar o impacto das TI na vida dos idosos. As TI assumem uma dimensão estrutural e transversal na sociedade e como tal na vida dos idosos, onde podem usadas e aplicadas nos mais variados domínios. Todavia estão sujeitas a barreiras, que o programa lista e para as quais ensaia algumas respostas. A condição de senilidade trás consigo a regressão de algumas, para as quais as tecnologias assistivas tem resposta e o programa contempla. O uso de TI nos idosos é um acto racional (não intuitivo), para isso a solução é formação e treino, a andragogia contém a resposta a essa necessidade. A abrangência das TI ultrapassa o uso individual e apresenta-se com uma dimensão colectiva, a sua expressão mais completa são as cidades inteligentes, que já hoje oferecem um grande número de potencialidades apropriadas aos idosos e que perspetivam um conjunto de inovações impactante que urge compreender e problematizar. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e exemplos. 3. Aulas ativas, com realização de casos práticos e estudo de casos. 4. Trabalho autónomo: realização de um trabalho prático individual. Teste: 70% Portfólio do trabalho desenvolvido em aula: 20% Participação em aula: 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As apresentações teóricas-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão. As apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, promovem a comunicação e aplicação de conhecimentos e compreensão. Os casos práticos, promovem a realização de julgamento/tomada de decisões e a comunicação e aplicação de conhecimentos e a sua compreensão. | |||
Bibliografia: | |||
Serrão, D. (2010) Tecnologias da informação e exercício da Medicina. Na Academia das Ciências. Pags 165-173. Edição do Autor. Serrão, D. (2010) Aracheobiologia e epigenese. Na Academia das Ciências. Pags187-196. Edição do Autor. Sites: www.sociadgest.pt, www.dgs.pt, www. planacid.pt, www.seg-social.pt Viana de Freitas, et al (2006)- Tratado de geriatria e gerontologia. 2º ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. |