Unidade Curricular:Código:
Psicologia do Envelhecimento 1006PENV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
No final da UC, os formandos deverão ser capazes de:
(i) Compreender os aspetos psicológicos ligados ao processo de envelhecimento;
(ii) Colaborar nas medidas terapêuticas dirigidas para o sector em causa;
(iii) Conhecer métodos de avaliação e intervenção psicológica no âmbito do envelhecimento;
(iv) Analisar criticamente conceitos e perceber as suas implicações práticas.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva 1. Envelhecimento
1.1. O conceito de envelhecimento ao longo da história
1.2. A Psicologia do Envelhecimento
1.2.1.
1.3. A importância da avaliação e da intervenção psicológica ao longo do ciclo vital
Unidade Letiva 2. Psicologia do Envelhecimento: da Avaliação à Intervenção
2.1. Conceitos psicossociais sobre envelhecimento
2.2. O envelhecimento e a cogniçãosicológicos
2.3. O envelhecimento e o afeto
2.4. O envelhecimento e o comportamento (relações consigo e com os outros)
2.5. Promoção do envelhecimento ativo: fundamentos p
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade letiva 1 é introdutória e visa, sobretudo, traçar o cenário no qual os conteúdos da unidade letiva 2 terão que ser enquadrados; na unidade letiva 2 são abordados os principais domínios do envelhecimento humano, procurando levar o formando a desenvolver conhecimentos na área da psicologia e a ser capaz de exercitar a sua aplicação na área da atuação/intervenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As unidades letivas serão, numa primeira fase, alvo de exposição descritiva e organizativa, para que, numa segunda fase, estes conhecimentos sejam aplicados sobre a forma de reflexão e de discussão conjunta de casos.
A avaliação à presente unidade curricular é realizada através da avaliação escrita dos conhecimento lecionados (90%) e da participação nas aulas (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição descritiva e organizativa dos conteúdos programáticos visa o desenvolvimento de conhecimentos sobre a Psicologia do Envelhecimento, os quais deverão ser aplicados, em contexto de observação, na análise de casos reais para depois serem apresentados e discutidos no grande grupo.
Bibliografia:
Barreto, J. (1988). Aspectos psícologicos do envelhecimento. Psicologia, VI, 2 , 159-170.
Paúl, C. & Fonseca, A.M. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lsboa: Climepsi.
Baltes, P. et al (1999). Lifespan psychology: Theory and application to intellectual functioning. Annual review of Psycology, 50, 471-507.
Barros de Oliveira, J. H. (2005). Psicologia do envelhecimento e do idoso. Porto: Livpsic.
Fonseca, A.M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
Olds, S.W. & Papalia, D.E. (2013). Desenvolvimento humano (12ª ed.). São Paulo: Artmed.
Docente (* Responsável):
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt)