Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Dietética na Pessoa Idosa1006NDPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Compreender conceitos gerais relacionados com os fundamentos da alimentação e da nutrição.
OA2. Estimular o interesse e o espírito crítico por todas as questões relacionadas com a alimentação/nutrição e a saúde no idoso.
OA3. Perceber a importância e os fundamentos da educação alimentar, compreender as necessidades nutricionais na terceira idade.
OA4. Compreender a importância da alimentação e da nutrição na promoção da saúde.
OA5. Analisar informação
OA6. Trabalhar em equipa
OA7. Desenvolver espírito crítico e resolver problemas
Conteúdos Programáticos:
CP1. Alimentação e saúde
1.1.- Principais erros e excessos alimentares em Portugal
1.2.- Conceito actual de alimentação saudável: regras de ouro da alimentação saudável
1.3.- Alimentação mediterrânica e Alimentação vegetariana
CP2. Alimentos e nutrientes
2.1. Macronutrientes - Nutrientes essencialmente energéticos
2.2. Macronutrientes – Nutrientes essencialmente de formação e manutenção de estruturas
2.3. Nutrientes essencialmente reguladores
CP3. A Nova Roda dos Alimentos – Organização e mensagens
CP4. Culinária saudável
4.1. Efeitos gerais da culinária sobre os nutrientes
4.2. Métodos culinários
4.3. Efeito do método de confecção no teor lipídico e energético dos alimentos
4.4. Utilização adequada de gorduras
CP5. Alimentação no idoso:
5.1. Necessidades do idoso saudável.
5.2. Alimentação e prevenção da doença.
5.3. Cuidados alimentares/dietéticos a ter em conta nalgumas patologias que afectam os idosos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos nº1, nº2 e nº3 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1, nº4, nº5, nº6 e nº7.
Os conteúdos programáticos nº4 e 5 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1 a nº7.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação será contínua e periódica. Para a avaliação contínua contribuirão parâmetros como a assiduidade, interesse demonstrado, forma de participação e atitude no contexto da aula. A avaliação periódica será composta por dois momentos de avaliação escrita (50% cada teste escrito) marcado pela docente no início do semestre. A falta ou desistência a qualquer uma das avaliações implica a classificação de zero valores a essa mesma prova e implica a natural consequência falta de um elemento de avaliação. A avaliação escrita incide sobre o programa lecionado até ao momento da prova. O aluno é considerado “aprovado” à unidade curricular com classificação igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente de uma aula teórico-prática (TP). As aulas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos os conteúdos programáticos anteriormente referidos. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que as docentes considerarem conveniente no momento. A metodologia de ensino de aulas teórico-práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e as competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº4, consolidando-os na realização de exercícios de aplicação prática e nos estudos de caso. Os momentos de discussão do trabalho desenvolvido individualmente ou em grupo permitirão responder aos objetivos de aprendizagem nº5, nº6 e nº7.
Bibliografia:
Insel, P., Ross, D., MacMahon, K. & Bernstein M. (2018). Discovery nutrition: 6th edition. Burlington, MA : Jones & Bartlett Learning.
Obs.: Artigos científicos considerados pertinentes para os temas em estudos serão fornecidos pela docente para estudo e análise por parte dos estudantes.