Unidade Curricular: | Código: | ||
Nutrição e Dietética na Pessoa Idosa | 1006NDPI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Compreender conceitos gerais relacionados com os fundamentos da alimentação e da nutrição. OA2. Estimular o interesse e o espírito crítico por todas as questões relacionadas com a alimentação/nutrição e a saúde no idoso. OA3. Perceber a importância e os fundamentos da educação alimentar, compreender as necessidades nutricionais na terceira idade. OA4. Compreender a importância da alimentação e da nutrição na promoção da saúde. OA5. Analisar informação OA6. Trabalhar em equipa OA7. Desenvolver espírito crítico e resolver problemas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Alimentação e saúde 1.1.- Principais erros e excessos alimentares em Portugal 1.2.- Conceito actual de alimentação saudável: regras de ouro da alimentação saudável 1.3.- Alimentação mediterrânica e Alimentação vegetariana CP2. Alimentos e nutrientes 2.1. Macronutrientes - Nutrientes essencialmente energéticos 2.2. Macronutrientes – Nutrientes essencialmente de formação e manutenção de estruturas 2.3. Nutrientes essencialmente reguladores CP3. A Nova Roda dos Alimentos – Organização e mensagens CP4. Culinária saudável 4.1. Efeitos gerais da culinária sobre os nutrientes 4.2. Métodos culinários 4.3. Efeito do método de confecção no teor lipídico e energético dos alimentos 4.4. Utilização adequada de gorduras CP5. Alimentação no idoso: 5.1. Necessidades do idoso saudável. 5.2. Alimentação e prevenção da doença. 5.3. Cuidados alimentares/dietéticos a ter em conta nalgumas patologias que afectam os idosos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos nº1, nº2 e nº3 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1, nº4, nº5, nº6 e nº7. Os conteúdos programáticos nº4 e 5 visam atingir os objetivos de aprendizagem nº1 a nº7. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação será contínua e periódica. Para a avaliação contínua contribuirão parâmetros como a assiduidade, interesse demonstrado, forma de participação e atitude no contexto da aula. A avaliação periódica será composta por dois momentos de avaliação escrita (50% cada teste escrito) marcado pela docente no início do semestre. A falta ou desistência a qualquer uma das avaliações implica a classificação de zero valores a essa mesma prova e implica a natural consequência falta de um elemento de avaliação. A avaliação escrita incide sobre o programa lecionado até ao momento da prova. O aluno é considerado “aprovado” à unidade curricular com classificação igual ou superior a 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente de uma aula teórico-prática (TP). As aulas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos os conteúdos programáticos anteriormente referidos. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que as docentes considerarem conveniente no momento. A metodologia de ensino de aulas teórico-práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e as competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº4, consolidando-os na realização de exercícios de aplicação prática e nos estudos de caso. Os momentos de discussão do trabalho desenvolvido individualmente ou em grupo permitirão responder aos objetivos de aprendizagem nº5, nº6 e nº7. | |||
Bibliografia: | |||
Insel, P., Ross, D., MacMahon, K. & Bernstein M. (2018). Discovery nutrition: 6th edition. Burlington, MA : Jones & Bartlett Learning. Obs.: Artigos científicos considerados pertinentes para os temas em estudos serão fornecidos pela docente para estudo e análise por parte dos estudantes. |