Unidade Curricular: | Código: | ||
Medidas de Promoção do Envelhecimento Produtivo | 1006MPEP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender as conceções de pessoa, identidade, comunidade, trabalho e envelhecimento produtivo. Analisar e debater as transformações ocorridas na sociedade no que respeita à velhice e ao envelhecimeto. Compreender as novas correntes associadas ao envelhecimento, designadamente o envelhecimento produtivo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conteúdo programático 1. O papel do Trabalho ao longo da vida - Perspetiva sobre o trabalho ao longo da vida - Funções psicossociais do trabalho - Constrangimentos no contexto de trabalho e impacto nos trabalhadores - Cuidar das organizações e cuidar das pessoas. Conteúdo programático 2. Envelhecimento - Aspetos demográficos - Tipos de envelhecimento - Envelhecimento e discriminação Conteúdo programático 3. Promoção do envelhecimento produtivo - Envelhecimento: afeto, cognição e comportamento - Sentido de vida e envelhecimento - Promoção do envelhecimento produtivo Definições de paradigmas sobre envelhecimento - Envelhecimento ativo. - Envelhecimento saudável. - Envelhecimento produtivo. - Envelhecimento bem-sucedido. Envelhecimento produtivo. - Envelhecimento produtivo: génese, filosofia e objectivos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Para os objetivos compreender as conceções de pessoa, identidade, comunidade, trabalho e envelhecimento produtivo e compreender as novas correntes associadas ao envelhecimento e envelhecimento produtivo associa-se o ponto I com definições de paradigmas sobre envelhecimento ativo, saudável, produtivo e bem-sucedido e o ponto III com negociação de identidade no envelhecimento, comunidade e trabalho e a génese, filosofia e objectivos do envelhecimento produtivo Analisar e debater as transformações ocorridas na sociedade no que respeita à velhice e ao envelhecimeto temos o pnto II com economia e demografia nas sociedades pós-modernas e a revisão de modelos de organização societária. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia utilizada assenta no paradigma ensino-aprendizagem com o método participativo em sala de aula com exposição pelo professor de conceitos básicos e discussão e análise em grupo de temas constantes no programa. A avaliação distribui-se por avaliação individual correspondente a 60% da avaliação total (teste de conhecimentos, individual e presencial, em sala de aula) e 10% em trabalhos de grupo com apresentação e debate em sala de aula com a presença de professor e alunos; 10% no trabalho de grupo (3 elementos) e 20% na apresentação oral individual do trabalho de grupo. Os temas a trabalhar em grupo são recenseados pelo professor em concordância com o conteúdo programático desta unidade curricular. As datas de avaliação individual e em grupo são acordadas no início do semestre. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O método expositivo permite integrar os alunos na compreensão das conceções de pessoa, identidade, comunidade, trabalho e envelhecimento produtivo. O método de trabalho em grupo com a supervisão do professor permite aos alunos analisar e debater as transformações ocorridas na sociedade no que respeita à velhice e ao envelhecimeto e compreender as novas correntes associadas ao envelhecimento, designadamente o envelhecimento produtivo. | |||
Bibliografia: | |||
Bárrios, M. J., & Fernandes, A. A. (2014). A promoção do envelhecimento ativo ao nível local: análise de programas de intervenção autárquica. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 32(2), 188-196. https://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.09.002 Chapman, E. N. (2002). Guia para planear a reforma – como planear o seu futuro e viver a reforma em plenitude. Lisboa: Monitor. Dias, I. A. (2009). Empreendedorismo Social: um novo paradigma. in J. Caeiro (Coord.) (2009). Economia e Política Social: Contributos para a intervenção social no século XXI. Pp 213-244. Gonçalves, D. et al (2006). Promoção da qualidade de vida dos idosos portugueses através da continuidade de tarefas produtivas, Psicologia, Saúde e Doença, 7(1), pp137-143. Lopes, L. (2007) Envelhecimento activo : uma via para o bem-estar, Forum Sociológico [Online], 17 . URL : http://journals.openedition.org/sociologico/1639 ; DOI : 10.4000/sociologico.1639 Vaz, E. (2008). A Velhice na Primeira Pessoa. Penafiel: Editorial Novembro. |