Unidade Curricular: | Código: | ||
Modelos de Intervenção Comunitária | 1006MICO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No fim do semestre, o aluno deverá ser capaz de: 1. Identificar e analisar necessidades numa população, através da selecção de métodos e técnicas apropriados; 2. Definir objectivos, negociá-los com a população e estabelecer critérios para a avaliação dos resultados; 3. Identificar estratégias e planificar projectos de prevenção ou intervenção apropriados para atingir os objectivos definidos, integrando os resultados observados na avaliação. 4. Aplicar métodos de intervenção que, de forma directa e/ou indirecta, promovam a aprendizagem e a tomada de decisão de indivíduos e grupos; | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O processo de intervenção social em comunidades 2. Perfil e papéis do trabalhador comunitário 3. Valores fundamentais da intervenção comunitária 4. Teoria do Empowerment 5. Etapas da intervenção comunitária 6. Domínios específicos da intervenção comunitária focada nos idosos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da avaliação e intervenção comunitária, permitindo, deste modo promover a aquisição e integração dos conceitos, modelos, teorias, métodos e estratégias relativas a intervenção com menores e adultos. Igualmente permite integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética, assim como dominar as principais técnicas e metodologias utilizadas nesta área, selecionar a melhor técnica a utilizar em cada caso e mostrar autonomia na prática profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir de relatórios de programas de prevenção, visualização de vídeos de programas de prevenção no domínio do crime e delinquência e debate reflexivo sobre estes, promoção de debate crítico em sala de aula. A avaliação será contínua, consistindo em práticas específicas (50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição dos procedimentos e estratégias é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. | |||
Bibliografia: | |||
(CDU 316.6 316.4 364) Menezes, I. (2010). Intervenção comunitária: uma perspectiva psicológica. Porto: Livpsic. (CDU 159.97/.98 316.6) Ornelas, J. (2008). Psicologia comunitária. Lisboa: Fim de Século. Pérez Serrano, G. (2010). Elaboração de proyectos sociais. Casos Práticos. Porto: Porto Editora. Kloos, B. , Hill, J., Thomas, E., Case, A. D., Scott, V. C., Wandersman, A. (2020). Community Psychology: Linking Individuals and Communities Fourth Edition. American Psychological Association. Riemer, M., Reich, S. M., Evants, S. D., Nelson, G. & Prilleltensky, I. (2020).Community Psychology: In Pursuit of Liberation and Well-Being 3rd ed. New York: Springer. (b-on)Sousa, R., Araújo-Monteiro, G., Souto, R. Q., Santos, R., Leal, C., & Nascimento, N. M. (2021). Interventions to prevent elder abuse in the community: a mixed-methods systematic review. Revista da Escola de Enfermagem da U S P, 55, e3677. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019033203677 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Gloria Jólluskin (gloria@ufp.edu.pt) |