Unidade Curricular:Código:
Metodologias de Formação ao Apoio a Idosos1006MFAI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Os estudantes devem ser capazes de:
Analisar, enfrentar e contribuir para a resolução de problemas de pessoas e de grupos, com orientação humanista, de forma eficaz e eficiente.
Trabalhar em equipa e estar de acordo com os princípios do envelhecimento ativo.
Adquirir informação, qualidades e competências que permitam trabalhar com pessoas idosas.
Conteúdos Programáticos:
1. Abordagem centrada no idoso
1.1. Potencialidade natural para aprender
1.2. Facilitar a aprendizagem
1.3. Aprender o que é relevante
1.4. Dimensões de aprendizagem:
1.4.1. Cognitiva
1.4.2. Afetiva
2. Requisitos de apoio ao idoso
2.1. Orientação para a promoção de competências e capacidades específicas e horizontais.
2.2. Promoção de saberes e da aprendizagem ao longo da vida.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento e a compreensão dos aspetos teóricos são avaliados através de um trabalho escrito, com apresentação oral sobre a metodologia de planeamento para a organização de uma aula aberta.
O empenho, a motivação a compreensão e a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos são avaliados nas aulas teóricas através da análise do trabalho de construção de um programa de Formação de Apoio a Idosos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Métodos: interrogativo/ativo, expositivo e demonstrativo
Exposição oral de conteúdos programáticos.
Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais e artigos de relevância bibliográfica.
A avaliação teórico-prática da unidade curricular é feita através de um trabalho individual [escrito e oral (ponderação 4 cada)], sobre um caso referente à organização de uma Formação ao Apoio a Idosos, que permitirá treinar a aplicação na prática dos conteúdos teóricos inerentes aos processos de organização de uma aula aberta apresentada a grupos de idosos.
A avaliação contínua da unidade curricular é feita através da participação ativa nas aulas, de modo particular na apresentação e discussão de trabalhos relativos à Metodologias de Formação ao Apoio a Idosos. (ponderação 2).
O aluno deverá obter anota mínima de 10 valores para a sua aprovação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O conhecimento e compreensão dos conteúdos sobre Metodologias de Formação ao Apoio a Idosos serão desenvolvidos através da exposição e análise dos conteúdos teóricos. O trabalho individual (escrito e oral) permitirá treinar a metodologia de organização de uma aula aberta como estratégia de formação apresentada a grupos de idosos.
Bibliografia:
1. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. (2010). Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - Plano de Actividade. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Presidencia doo Conselho de Ministros.
2. Conner, Mark (2010). Cognitive Determinants of Health Behavior. Em Hardcover (Ed.), Handbook of Behavioral Medicine - Methods and Aplications (p. 1074). Steptoe, A.
3. European Union, W. G. (2008). EU Physical Activity Guidelines - Recommended Policy Actions in Support of Health-Enhancing Physical Activity. Brussels.
4. Instituto Nacional de Estatística - Statístics Portugal. (2015). Causas de morte 2013. Lisboa, Portugal
5. Lima, V. (2005). Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Comunicação, Saúde, Educação, 9 (17), 369-380.
6. World Health Organization. (2012). Promoting a healthy diet for the WHO Eastern Mediterranean Region: user-friendly guide. Cairo: World Health Organization.
Docente (* Responsável):
Manuela Pontes (mpontes@ufp.edu.pt)