Unidade Curricular: | Código: | ||
Higiene e Segurança nos Idosos | 1006HSID | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1.Atuar com autonomia supervisionada, na área da higiene e segurança nos idosos. 2.Identificar fatores de risco específicos no quotidiano dos idosos. 3.Reconhecer as características de organizações e do funcionamento de instituições que atuam nas áreas da gerontologia e da geriatria. 4.Tipificar e intervir em contextos relacionados com doenças profissionais e acidentes de trabalho. Competências: 1.Coordena cuidados básicos de higiene do idoso, no domicílio ou em contexto institucional. 2.Implementa cuidados de acordo com as necessidades, promovendo o bem-estar e segurança do idoso. 3.Gere um plano de avaliação do estado global do individuo, em articulação com a equipa multiprofissional. 4.Desenvolve programas de restrição de risco de acidentes no domicilio ou em contexto institucional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Higiene 1.1. Conceitos associados à lavagem, desinfeção e esterilização; 1.2. Tipologia de produtos, aplicação e recomendações associadas; 1.3. Limpeza e desinfeção de instalações/ superfícies, espaços, áreas Comuns; 1.4. Limpeza e desinfeção dos equipamentos e materiais; 1.5. Limpeza e desinfeção do material de uso na higiene individual; 1.6. Triagem dos Residuos; 1.7. Acondicionamento da Roupa; 1.8. Tipos de atuação no âmbito da higiene de idosos; 2. Segurança 2.1. Definições associadas à segurança de idosos 2.2. Medidas de prevenção e de proteção 2.3. Tipos de atuação no âmbito da segurança de idosos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, habilitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria de Higiene e Segurança no idoso, contribuindo para a aquisição de competências que permitam aos futuros técnicos superiores qualificados desempenharem funções diversas na área dos cuidados ao idoso, bem como exercerem a coordenação e chefia de equipas e serviços especializados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as diversas temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalhos de grupo orientado. Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos. A avaliação contínua será constituída pela média dos diversos trabalhos realizados em Grupo, apresentação e discussão e de 1 frequência teórica. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a dar resposta aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise das diferentes tematicas, da apresentação das mesmas ao grupo, visando formar técnicos superiores, capazes de, em equipa multidisciplinar e mediante supervisão, avaliar necessidades, planear a intervenção, mobilizar recursos adequados, e intervir junto das faixas etárias mais envelhecidas da população, particularmente as que apresentam maior vulnerabilidade biopsicosocial. | |||
Bibliografia: | |||
•Barbara K. Timby (2014). Conceitos e Habilidades Fundamentais no Atendimento de Enfermagem; 10ª Edição, ArtMed Editora. •Direção Geral de Saúde. Programa Nacional para a Saúde de Pessoas Idosas. •Ferreira, M; Ferreira C. (2018). Intervenções e Procedimentos em Enfermagem. Lisboa: Lidel. ISBN 9789897523267 •Potter P.; Perry A. (2009). Fundamentos de Enfermagem. 7 ª Ed.; Lusiciência, Loures •Portugal, Ministério da Saúde (2012). Programa Nacional de Prevenção de Acidentes. Projeto: COM MAIS CUIDADO. Prevenção de Acidentes Domésticos com Pessoas Idosas •Stanhope M; Lancaster J. (2010). Enfermagem Comunitária – Promoção da Saúde de Grupos, Famílias e Indivíduos; Lusociência, 4.ª ed.; | |||
Docente (* Responsável): | |||
Helena Festas (hfestas@ufp.edu.pt) |