Unidade Curricular:Código:
Fundamentos sobre Farmacologia da Pessoa Idosa 1006FFPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos principais da unidade curricular:
1. Conhecer o papel do técnico na área da Farmacologia e medicação
2. Aquisição de conhecimentos de Farmacologia dos principais grupos farmacoterapêuticos
3. Conhecimento geral de parâmetros farmacocinéticos clínicos
4. Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos aos idosos
5. Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interacções medicamentosas e reacções adversas nos idosos
6. Reconhecer o problema da polimedicação no idoso e monitorizar iniciativas de automedicação
7. Adequação da linguagem do técnico para a promoção da adesão do idoso e da sua família à terapêutica
8. Adquirir conhecimentos na área da farmacologia que lhe permitam conceber e desenvolver ações de educação e saúde, assim como, integrar equipas técnicas multidisciplinares nas áreas de intervenção relativas aos idosos
Conteúdos Programáticos:
Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
Vias de administração e formas farmacêuticas.
Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos.
Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso.
Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, anti-inflamatórios não esteroides e paracetamol.
Fármacos antihipertensores.
Interacções medicamentosas, e reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
Aspectos particulares da farmacologia no idoso.
Fontes de informação sobre fármacos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de FUNDAMENTOS SOBRE FARMACOLOGIA DA PESSOA IDOSA proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções junto dos idosos na área da Farmacologia e Terapêutica.
A simulação de casos práticos com casos clínicos permite consolidar competências para a utilização da farmacologia à prática diária do técnico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta e (iv) discussão de casos clínicos relevantes.
Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos (95%) e desempenho do aluno na resolução de exercícios propostos (5%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A simulação de casos práticos, a resolução de exercícios e exposição de casos clínicos permite consolidar competências para a utilização da Farmacologia junto do idoso no dia-a-dia do técnico. A avaliação realizada em contexto teórico e prático da unidade curricular, permite confirmar a competência científica, observação e sistematização dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia:
1. Rang and Dale's pharmacology, H. P. Rang, J. M. Ritter, R. J. Flower, and G. Henderson (Eds), 8th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2015.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung and E Trevor (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2015.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, BA Chabner, BC Knollmann (Eds), 12th edition, McGraw-Hill, 2011.
Docente (* Responsável):
João Capela (joaoc@ufp.edu.pt)