Unidade Curricular: | Código: | ||
Biologia do Envelhecimento | 1006BENV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objectivos a atingir (OA): OA1. Compreender o envelhecimento como uma questão actual e de âmbito global OA2. Conceitos básicos na biologia do envelhecimento; OA3. Descrever as distintas teorias biológicas que tentam explicar o processo de envelhecimento natural; OA4. Adquirir conceitos fundamentais de anatomofisiologia humana; OA5. Descrever as alterações biológicas estruturais e funcionais que caracterizam o processo de envelhecimento natural . OA6. Adquirir os conhecimentos que permitam propor estratégias para retardar o envelhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. O envelhecimento a nível global. CP2. Conceitos básicos na biologia do envelhecimento: Biogerontologia/geriatria; Longevidade/tempo de vida; Envelhecimento biológico; Desenvolvimento, maturidade e senescênciia/Senilidade CP3. Teorias do envelhecimento: Teorias estocásticas/Teorias genéticas CP4. Fisiologia do envelhecimento humano: alterações na composição corporal e metabolismo energético, na pele, nos orgãos dos sentidos, no sistema digestivo, no sistema urinário, no sistema imune e no sistema reprodutor CP5. Doenças relacionadas com a idade no homem: sistema nervoso doença de Alzheimer e doença de Parkinson; sistema cardiovascular e a doença cardiovascular; sistema endócrino e regulação da glucose: diabetes tipo II; sistema músculo-esquelético e metabolismo do cálcio nos ossos: osteoporose e artrite. CP6. Modulando o envelhecimento humano e a longevidade Restrição calórica e atividade física. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1 visa atingir OA1 CP2 visa atingir OA2 CP3 visa atingir OA3 CP4 visa atingir OA4 e OA5 CP5 visa atingir OA4 e OA5 CP6 visa atingir OA6 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 – Disponibilização ao aluno de material didático através da plataforma de e-learning M2 – Aprendizagem por transmissão M3 – Aprendizagem por pesquisa M4 - Discussão de casos clínicos e situações da actualidade com recurso a imagem e a diagramas explicativos. Avaliação Duas provas de índole TEÓRICO-PRÁTICA (cada um com 50% da classificação final) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1- todos os objectivos; M2 - OA4, OA5 e OA6; M3 - OA1, A3 e OA4; M4 - OA5 | |||
Bibliografia: | |||
MacDonald R.B. (2010). Biology of aging. Garland Science, Taylor & Francis Group, LLC Arking, Robert (2006). The Biology of Aging: Observations & Principles, Oxford University Press. Aspinall, R. (2003). Aging of organs and systems (vol. 3). Springer-science+Business Media, B.V. Teixeira, I. N. D'A. O. e Guariento, M. E. 2010. Biologia do envelhecimento: teorias, mecanismos e perspectivas. Ciênc. saúde coletiva [online], vol.15, nº.6, 2845-2857. Mota, M. P., Figueiredo, P.A., Duarte, J. A. 2004. Teorias biológicas do envelhecimento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol. 4, nº 1, 81–110. |