Unidade Curricular: | Código: | ||
Terapia Ocupacional | 1006TOCP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Demonstrar conhecimentos acerca da Terapia Ocupacional e áreas de intervenção. OA2. Enumerar os vários fatores que caracterizam o envelhecimento. OA3. Reconhecer as patologias próprias do idoso. OA4. Demonstrar conhecimentos acerca das alterações funcionais inerentes ao envelhecimento. OA5. Identificar necessidades de adaptação do contexto do idoso. OA6. Interpretar a avaliação de desempenho funcional da pessoa idosa. OA7. Demonstrar conhecimentos acerca do papel do Terapeuta Ocupacional na intervenção com o idoso. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Definição de Terapia Ocupacional, seus fundamentos e áreas de intervenção. Introdução ao estudo do processo de envelhecimento: alguns conceitos. CP2. Processo de Envelhecimento. Principais Alterações Físicas, Cognitivas e Sociais decorrentes do Processo de Envelhecimento. CP3.Principais Patologias associadas ao Processo de Envelhecimento. CP4. O Papel do Terapeuta Ocupacional: Processo de Avaliação e Intervenção com o idoso. Posicionamentos e Transferências do Idoso: teoria e prática. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre a intervenção do terapeuta ocupacional em contextos educativos. Assim: CP1 corresponde a OA1; CP2 corresponde a OA2; CP3 corresponde a OA3; CP4 corresponde a OA4, OA5, OA6 e OA7. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas A. Metodologia expositiva, com apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações e casos clínicos B. Metodologia ativa e colaborativa, com apresentação oral, análise e discussão dos temas nas aulas, resolução de problemas em pequenos grupos de discussão com apresentação à turma e atividades de brainstorming. Aulas práticas C. Metodologia participativa/ativa e colaborativa, através da aprendizagem baseada na resolução de problemas com desenvolvimento de dinâmicas práticas em grupo e estudo de casos e role-play. Avaliação: Época normal: A nota final da UC resulta da média ponderada nos seguintes termos: - Teste Escrito 1 - 35% - Dinâmicas em pequeno grupo, relatório teórico e apresentação prática - 30% - Teste Escrito 2- 35% Época Recurso: Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a atuação do terapeuta da fala, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Com as aulas práticas, nas quais a metodologia seguida assume um caráter mais participativo (com o desenvolvimento de dinâmicas práticas e estudo de casos, orientação nas reflexões críticas e análise de situações problema), pretende-se proporcionar a possibilidade de aplicação de conhecimentos em dinâmicas práticas desenvolvidas ao longo das aulas, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e refletido, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional do Terapeuta Ocupacional. OA1. Metodologia A) e B); Avaliação – Teste escrito. OA2. Metodologia A) e B); Avaliação – Teste escrito. OA3. Metodologia A) e B); Avaliação – Teste escrito. OA4. Metodologia A), B) e c); Avaliação – Teste escrito. OA5. Metodologia A) e B); Avaliação - Teste escrito. OA6. Metodologia A), B)e C); ; Avaliação – Teste escrito; Dinâmicas em pequeno grupo e apresentação do trabalho (oral e escrito). OA7. Metodologia A). B), e C); Avaliação – Teste Escrito. | |||
Bibliografia: | |||
Abreu, I. D., Forlenza, O. V., & Barros, H. L. (2005). Demência de Alzheimer: correlação entre memória e autonomia. Revista de Psiquiatria Clínica, 32 (3), pp. 131-136. Bonder, B. R., & Bello-Haas, V. D. (2009). Functional Performance in Older Adults (3rd ed.). Philadelphia:F. A. Davis Company. Corregidor, A. I., Moralejo, C. G., & Ávila, M. R. (2004). Terapia Ocupacional en psicogeriatria. Fontaine, R. (2000). Psicologia do envelhecimento (1ª ed.). Lisboa: CLIMEPSI. Gomes, M. D., Teixeira, L., & Ribeiro, J. (2021). Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio & Processo 4ª Edição. Pedretti, L., & Early, M. (2005). Terapia Ocupacional: capacidades práticas para as disfunções físicas (5ª ed.). São Paulo: Editora Roca Ltda. Santos, P., Foroni, P., & Chaves, M. (2009). Atividades físicas e de lazer e seu impacto sobre a cognição no envelhecimento. Medicina, 42(1), 54-60. World Health Organization. (2000). Classificação Internacional de Doenças (10ª ed.). EDUSP. |