Unidade Curricular: | Código: | ||
Sociologia do Envelhecimento | 1006SENV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular visa criar condições para: - Adquirir o património conceptual e técnico de Sociologia do Envelhecimento e compreender as suas relações com as políticas públicas que se apliquem directamente a grupos seniores. - Equacionar diferentes cenários de ajustamento entre evolução demográfica e organização societária por relação aos fundamentos do Estado Social: na saúde, na educação e na segurança social. - Conhecer as orientações nacionais e supranacionais em matéria de políticas de envelhecimento activo e retratar exemplos em escala macro e em escala micro. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Pressupostos da Sociologia do Envelhecimento. 1. Enquadramento curricular e objectivos. 2. Fontes e procedimentos metodológicos. II. Envelhecimento demográfico e organização social. 1. Causas e consequências do envelhecimento demográfico. 2. Estado da população educação, saúde e segurança social. 3. Envelhecimento demográfico e políticas económicas. III. Envelhecimento demográfico e reorganização societária. 1. As mudanças demográficas e o Estado Social: modelos e propostas. 2. O caso português. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Sociologia do Envelhecimento, enquanto ramo de conhecimento específico, mercê do envelhecimento demográfico e das suas consequências transversais a toda a sociedade, tem vindo a adquirir uma notoriedade e prevalência cada vez maiores. A Sociologia do Envelhecimento, será porventura aquele ramo da sociologia em que a interacção entre o plano macro e micro se revela mais incisiva. Outrossim o envelhecimento tem sido objecto de estudo e definições políticas nas mais variadas instâncias que podem ser identificadas desde a Nações Unidas até às Freguesias, esta transversalidade de problemas problematizações e soluções influência a vida e a qualidade de vida e vice versa as condições e dinâmicas das populações inspiram as políticas e a ordem social, o que está espelhado quer nos conteúdos quer nos objectivos da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias de ensino a utilizar serão as seguintes: Exposição da matéria pelo professor Estudos de caso Trabalhos individuais em aula e extra-aula Avaliação 10% continuous | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia ensino aprendizagem adoptada pela disciplina, prende introduzir as principais temáticas relativas à ao envelhecimento da população, estado social, as diferentes orientações políticas e modelos de organização socioeconómica que lhe estão associadas ao mesmo tempo que se enquadram essas temáticas na vida e dia a dia das populações idosas, nesse sentido estas serão objecto de um abordagem e problematização teórica. Ao mesmo tempo pretende-se que os alunos reflictam sobre a sua aplicabilidade, enquanto futuros profissionais da área. Em coerência os métodos de avaliação privilegiam a dimensão prática e participativa (avaliação contínua, trabalhos individuais) e a capacidade de enquadrar e questionar as dimensões relativas ao fenómeno em análise (teste escrito). | |||
Bibliografia: | |||
CARVALHO, Maria I. (2013). Serviço Social no Envelhecimento. Lisboa: Pactor. CAMPELO, A. (2019). A Minha Casa. Habitar, acolher e viver na Idade Sénior. Viana do Castelo: Fundação Caixa Crédito Agrícola do Noroeste. FLETCHER, J.R. (2021). Age-associations in British politics for the sociology of ageing. Br.J. Social. 72: 609-626. Marques, Sibila (2011). Discriminação da Terceira idade. Lisboa: FFMS. POZZI, G.; Cachada, R. A.; Micaelo, A.L. (2019). Vulnerability and Housing Policies through the Lens of Anthropology. An Introduction. Archivio antropologico mediterraneo, XXII, 21 (2):1-8. SETTERSTEN, R. et al (2011). Handbook of Sociology of Aging. NY., London: Springer. WATANABE, D. (2021). Understanding diversity in later life and a new culture of aging in Japan. Consulta em: https://doi.org/10.1177/02685809211005355. |