Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia do Envelhecimento | 1006PENV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da UC, os formandos deverão ser capazes de: OA1 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre desenvolvimento psicológico e processos de transição e adaptação no decurso do envelhecimento; OA2 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre desenvolvimento e envelhecimento cognitivo; OA3 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre personalidade e envelhecimento; OA4 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre memória e envelhecimento. OA5 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre violência, stresse, coping e resiliência em pessoas idosas; OA6 – Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre género, sexualidade e envelhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 – Desenvolvimento Psicológico e Processos Associados ao Envelhecimento CP2 – Desenvolvimento e Envelhecimento Cognitivo CP3 – Desenvolvimento da Personalidade ao Longo do Ciclo de Vida CP4 – Memória e Envelhecimento CP5 – Violência, Stresse, Coping e Resiliência em Pessoas Idosas CP6 – Género, Sexualidade e Envelhecimento | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da unidade curricular foi elaborado tendo por referência a aquisição de conhecimentos necessários à compreensão da psicologia do envelhecimento em contexto gerontológico e de intervenção comunitária. Pressupõe ainda a aquisição de competências técnicas que, de acordo com as evidências científicas e técnicas, promovem intervenções em contexto gerontológico eficazes. Concretamente, e assente numa organização em 5 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos a partir dos 4 objectivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos, privilegiam a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências nas seguintes áreas: envelhecimento, mudanças e adaptação; envelhecimento cognitivo; personalidade e envelhecimento; memória e envelhecimento; violência, coping e resiliência; género, sexualidade e envelhecimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: uma prova oral e uma prova escrita (50% + 50%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem (OA) definidos para a UC, visando fornecer ao aluno conhecimentos sobre desenvolvimento psicológico, envelhecimento cognitivo, personalidade, memória, violência, coping, resiliência, género e sexualidade. Pretende-se ainda estimular espaços de discussão aplicada tendo por base exemplos práticos que representem a diversidade de contextos e populações alvo de intervenção em gerontologia. Neste âmbito, valoriza-se a articulação de metodologias de carácter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se estimularão reflexões críticas sobre os mesmos. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo, a integração da teoria com a prática e o aprimoramento de capacidades e de competências profissionais nesta área de atuação. Concretamente, a metodologia expositiva, através da apresentação e sistematização das matérias, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento conceptual, teórico e técnico; a metodologia demonstrativa, através da ilustração e replicação de procedimentos de intervenção, permitirá o aprimoramento de competências de actuação; por fim, as metodologias participativas, através da análise crítica e orientada de exemplos práticos facilitarão o refinamento de competências de diagnóstico e intervenção, bem como o aprofundamento das matérias em estudo. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada, de modo a permitir-lhe aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências no domínio da psicologia do envelhecimento, bem como a identificação de dificuldades e resolução de problemas neste domínio. | |||
Bibliografia: | |||
Benavente, R. (Coord.) (2020). Intervenção Psicológica em Gerontologia. PACTOR. Hooyman, N. R., & Kiyak, H. A. (2018). Social Gerontology: A Multidisciplinary Perspective (10th Ed.). Pearson. Magalhães, S., & Nogueira, C. (2021). Envelhecimento, Género e Sexualidades. Humus. Nunes, B., & Pais, J. (2014). Doença de Alzheimer: Exercícios de Estimulação (2.ª Edição). LIDEL. Paúl, C., & Ribeiro, O. (Coord.). (2012). Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. LIDEL. Paulino, M., & Costa, D. (Coord.) (2019). Maus-Tratos a Pessoas Idosas. PACTOR. Peel, E., Holland, C., & Murray, M. (Eds.) (2018). Psychologies of Ageing: Therory, Research and Practice. Palgrave Macmillan. Ribeiro, O., & Paúl, C. (Coord.). (2018). Manual de Envelhecimento Ativo (2.ª Edição). LIDEL. |