Unidade Curricular:Código:
Modelos de Intervenção Comunitária 1010MICO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
At the end of the semester, students should be able to:
1. To describe needs in a community
2. To identify intended participants for an intervention and possible settings in which to reach participants.
3. To set goals and objectives
4. To select an intervention that will most appropriately address goals and objectives and meet the needs of participants, using evidence-based strategies to change criminal behaviour
5. To evaluate the success of an intervention
Conteúdos Programáticos:
1. O processo de intervenção social em comunidades
2. Perfil e papéis do trabalhador comunitário
3. Valores fundamentais da intervenção comunitária
4. Teoria do Empowerment
5. Etapas da intervenção comunitária
6. Domínios específicos da intervenção comunitária focada nos idosos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da avaliação e intervenção comunitária, permitindo, deste modo promover a aquisição e integração dos conceitos, modelos, teorias, métodos e estratégias relativas a intervenção com menores e adultos. Igualmente permite integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética, assim como dominar as principais técnicas e metodologias utilizadas nesta área, selecionar a melhor técnica a utilizar em cada caso e mostrar autonomia na prática profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir de relatórios de programas de prevenção, visualização de vídeos de programas de prevenção no domínio do crime e delinquência e debate reflexivo sobre estes, promoção de debate crítico em sala de aula.
A avaliação será contínua, consistindo em práticas específicas (50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (50% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos procedimentos e estratégias é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento.
Bibliografia:
Barbero, J. M. & Cortés, F. (2005). Trabajo Comunitario, organización y desarrollo social. Madrid: Alianza.
Blanco, A., & Rodríguez Marín, J. (2007). Intervención Psicosocial. Madrid: Prentice-Hall.
Carmo, H. (1999). Desenvolvimento Comunitário. Lisboa: Universidade Aberta.
Maya Jariego, I., García Ramírez, M. & Santolaya Soriano, F. J. (2007). Estrategias de intervención psicosocial. Madrid: Pirámide.
López-Cabanas, M. & Chacón, F. (2003). Intervención psicosocial y Servicios Sociales. Madrid: Sintesis.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século
Pérez Serrano, G. (2010). Elaboração de proyectos sociais. Casos Práticos. Porto: Porto Editora.