Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologias de Formação ao Apoio a Idosos | 1006MFAI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os estudantes devem ser capazes de: Analisar, enfrentar e contribuir para a resolução de problemas de pessoas e de grupos, com orientação humanista, de forma eficaz e eficiente. Trabalhar em equipa e estar de acordo com os princípios do envelhecimento ativo. Adquirir informação, qualidades e competências que permitam trabalhar com pessoas idosas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Abordagem centrada no idoso 1.1. Potencialidade natural para aprender 1.2. Facilitar a aprendizagem 1.3. Aprender o que é relevante 1.4. Dimensões de aprendizagem: 1.4.1. Cognitiva 1.4.2. Afetiva 2. Requisitos de apoio ao idoso 2.1. Orientação para a promoção de competências e capacidades específicas e horizontais. 2.2. Promoção de saberes e da aprendizagem ao longo da vida. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e a compreensão dos aspetos teóricos são avaliados através de um trabalho escrito, com apresentação oral sobre a metodologia de planeamento para a organização de uma aula aberta. O empenho, a motivação a compreensão e a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos são avaliados nas aulas teóricas através da análise do trabalho de construção de um programa de Formação de Apoio a Idosos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Métodos: interrogativo/ativo, expositivo e demonstrativo Exposição oral de conteúdos programáticos. Metodologia ativa/participativa, com apoio de meios audiovisuais e artigos de relevância bibliográfica. A avaliação teórico-prática da unidade curricular é feita através de um trabalho individual [escrito e oral (ponderação 4 cada)], sobre um caso referente à organização de uma Formação ao Apoio a Idosos, que permitirá treinar a aplicação na prática dos conteúdos teóricos inerentes aos processos de organização de uma aula aberta apresentada a grupos de idosos. A avaliação contínua da unidade curricular é feita através da participação ativa nas aulas, de modo particular na apresentação e discussão de trabalhos relativos à Metodologias de Formação ao Apoio a Idosos. (ponderação 2). O aluno deverá obter anota mínima de 10 valores para a sua aprovação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e compreensão dos conteúdos sobre Metodologias de Formação ao Apoio a Idosos serão desenvolvidos através da exposição e análise dos conteúdos teóricos. O trabalho individual (escrito e oral) permitirá treinar a metodologia de organização de uma aula aberta como estratégia de formação apresentada a grupos de idosos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. (2010). Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - Plano de Actividade. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Presidencia doo Conselho de Ministros. 2. Conner, Mark (2010). Cognitive Determinants of Health Behavior. Em Hardcover (Ed.), Handbook of Behavioral Medicine - Methods and Aplications (p. 1074). Steptoe, A. 3. European Union, W. G. (2008). EU Physical Activity Guidelines - Recommended Policy Actions in Support of Health-Enhancing Physical Activity. Brussels. 4. Instituto Nacional de Estatística - Statístics Portugal. (2015). Causas de morte 2013. Lisboa, Portugal 5. Lima, V. (2005). Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Comunicação, Saúde, Educação, 9 (17), 369-380. 6. World Health Organization. (2012). Promoting a healthy diet for the WHO Eastern Mediterranean Region: user-friendly guide. Cairo: World Health Organization. |