Unidade Curricular:Código:
Fundamentos sobre Farmacologia da Pessoa Idosa 1010FFPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo principal desta Unidade Curricular é o domínio dos princípios fundamentais em farmacologia geriátrica e a sua aplicação na gestão e seguimento terapêutico do doente idoso. As competências a atingir baseiam-se na aquisição de conhecimentos sólidos sobre as alterações fisiopatológicas do envelhecimento responsáveis pela vulnerabilidade desta população às ações dos fármacos.
São ainda competências específicas a desenvolver: reconhecer o papel e a área de intervenção destes profissionais de saúde na área da farmacologia, o domínio sobre os princípios básicos dos esquemas terapêuticos e da administração de fármacos e da sua supervisão, a monitorização dos efeitos tóxicos e terapêuticos dos fármacos, a identificação, despiste e profilaxia das reações adversas e das interações medicamentosas, o conhecimento dos riscos associados à automedicação e polimedicação e comorbilidades, a promoção da adesão à terapêutica e a utilização racional dos medicamentos.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Farmacologia do idoso
Conceitos e terminologia gerais em farmacologia
Formas farmacêuticas e doses terapêuticas
Vias de Administração
Ciclo do fármaco no organismo
Especificidades da farmacocinética no idoso
Especificidades da farmadinamia no idoso
2. Fármacos usados no tratamento de situações frequentes em geriatria
Fármacos com ação no SNC
Fármacos usados na ansiedade
Fármacos usados na insónia
Fármacos usados na depressão
Fármacos usados na demência e nas doenças degenerativas
Fármacos usados no controlo da dor
Anti-inflamatórios não esteroides
Analgésicos opioides
Fármacos usados nas doenças cardiovasculares
Fármacos usados no tratamento da hipertensão
Fármacos usados na dislipidemia
Fármacos anticoagulantes e antiplaquetares
Fármacos usados na Diabetes mellitus
3. Reações adversas e interações medicamentosas
4. Regimes terapêuticos e Promoção da adesão à terapêutica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram esta unidade curricular proporcionam a aquisição de conhecimentos sólidos sobre as alterações fisiológicas e farmacológicas que ocorrem nos idosos, bem como sobre a monitorização dos grupos farmacológicos mais comuns na clínica geriátrica, garantindo assim que os objetivos estabelecidos possam ser atingidos. O domínio destes conhecimentos irá a capacitar o técnico de saúde para exercer a sua função durante o processo de acompanhamento terapêutico do doente idoso, contribuindo desta forma para a otimização do seu tratamento e para a melhoria da sua qualidade de vida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos e apoio na resolução de exercícios propostos e (iv) análise e discussão de casos clínicos relevantes.
Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos (95%) e desempenho do aluno na resolução de problemas (5%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. A utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular propostos. A simulação de casos práticos, a resolução de exercícios e exposição de casos clínicos permite consolidar as competências adquiridas na área da farmacologia aplicada à geriatria. A avaliação realizada em contexto teórico-prático da unidade curricular permite confirmar a competência científica e a sistematização dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia:
1. Rang and Dale's pharmacology, H. P. Rang, J. M. Ritter, R. J. Flower, and G. Henderson (Eds), 8th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2015.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung and E Trevor (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2015.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, BA Chabner, BC Knollmann (Eds), 12th edition, McGraw-Hill, 2011.